OPRESSÃO PSICO-ECONÔMICA E MEIO AMBIENTE...
È notoriamente intrínseco no contexto dos impactos ambientais, o aumento populacional, o crescimento desordenado, o consumismo e a falta de conscientização para a sustentabilidade. Esta falta de conscientização na verdade se resume no “desinteresse” das grandes corporações empresariais em investir adequadamente no desenvolvimento sustentável, pois embora o poder público tome algumas medidas através das leis e tratados internacionais que obrigam as empresas a preservarem determinadas porcentagem de matas nativas, áreas para a não extração de minérios, criação de áreas de conservação ambiental, e o controle na emissão de gases poluentes que agravam o efeito estufa. A falta de fiscalização efetiva endossa a incompetência do poder público em aplicar as penas em decorrência dos desastres ambientais causados pela ação antropogenica e a desobediência das leis vigentes.
Os maiores poluidores do meio ambiente são os países “desenvolvidos”, ou seja, os países mais ricos. No entanto os países mais ricos também sofrem com o problema do aquecimento global, mas os países mais pobres ( sub-desenvolvidos e em desenvolvimento ), são os mais afetados. Muitos destes países são os produtores das matérias primas das grandes industrias estrangeiras, que exploram e se beneficiam com o baixo custo da mão de obra dos trabalhadores locais, e após a escassez dos recursos naturais não recuperam as áreas degradadas.
No tocante aos resíduos sólidos ou semi-sólidos, ou seja, o lixo gerado pelo consumo em larga escala, o poder publico assume a maior responsabilidade pelo seu manuseio, coleta, destinação e descarte, e de maneira totalmente ineficaz, investe minimamente na reciclagem dos materiais.
A responsabilidade pelo desenvolvimento sustentável é de toda a população que fomenta o consumo, mas as grandes, médias e pequenas corporações devem assumir sua responsabilidade sócio-ambiental de maneira a educar seus consumidores quanto ao lixo gerado. Levando em conta as condições sanitárias, ambientais e climáticas, objetivando assim, a maior preservação ambiental do planeta para as gerações atuais e futuras.
OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA, faz parte de uma estratégia industrial, cujo objetivo é;
Alem de aumentar os lucros é manter um suposto controle consumista.
OBSOLESCÊNCIA PERCEPTIVA, acontece de maneira em que o individuo consumidor, preocupado em se manter em um padrão modal, ou seja, seguir uma tendência supostamente atual, despreza de maneira sistemática seu objetos relativamente novos.
Conclusão:
Institui-se então um conceito que eu chamo de
"opressão psico-econômica"...
EVOLUZ...
Gabriel Luz Rocha
Fonte:
A História das Coisas.
http://www.youtube.com/?v=7gFiGMSnNjw