O CONSUMO E SEUS IMPACTOS...
É evidente que o crescimento populacional global, implica no consumo em larga escala. Mas eu entendo que a população de um modo geral, é quem fomenta o capitalismo. É perfeitamente possível que a sociedade desperte e adote a prática do consumo sustentável.
Assinada na Rio 92, a Agenda 21 Global traz em seu capítulo 4 a relevância em nos atentarmos para o consumo como o causador de diferentes impactos ambientais e sociais. Ao longo de décadas as indústrias se preocupam em acumular o capital, produzindo assim os produtos em larga escala, estimulando o consumo desenfreado através de técnicas de abordagem que oferecem facilidades enlatadas, tornando por sua vez produtos relativamente novos, em produtos obsoletos e encarecendo o custo de vida. Nota-se ainda as catástrofes ambientais cada vez mais presentes no cenário global em decorrência das mudanças climáticas e a omissão do poder publico em fiscalizar os impactos ambientais gerados pela ação de grandes empreiteiras.
No entanto podemos nos espelhar no passado, em 1990 no Brasil havia 667 aparelhos de telefones celulares, a população era de 146.825.475 pessoas, ou seja, em um passado não tão distante nós não éramos escravos dos aparelhos celulares e os seus aplicativos, estudávamos, trabalhávamos, viajávamos e vivíamos... É lógico que não devemos evidentemente abrir mão das tecnologias já desenvolvidas, mas com a existências das várias formas de comunicação, é salutar que as pessoas deixassem de utilizar o aparelho celular uma vez por semana, tentando assim se adaptar a essa atitude benéfica. Isso trataria um impacto grandioso no que diz respeito ao consumo de energia, pois uma pessoa sem utilizar o aparelho celular uma vez por semana, representaria quatro(4) dias no mês.
Com a relação do consumo e a geração do lixo remanescente, a sociedade em geral transfere a responsabilidade para o poder público, este por sua vez incompetente e desinteressado em tratar a questão da reciclagem com objetividade e relevância, utiliza no contexto geral técnicas ineficazes de manuseio, coleta e destinação do lixo.
E no que diz respeito a produção em larga escala, as industrias também devem dividir e assumir suas responsabilidades pelo lixo remanescente com seus clientes, e educa-los de maneira efetiva, através de seus próprios produtos.
A situação do lixo é tão grave, que a família schurmann, famosa por sua volta ao mundo em um veleiro, está fazendo atualmente um estudo sobre a saúde dos mares e dos oceanos. Realizando a Expedição Oriente, a família pode constatar vários tipos de impactos gerados pela poluição em diferentes locais do mundo. Recentemente em uma entrevista concedida ao programa Repórter Eco da Tv Cultura, veiculado em 06.03.16, o cineasta/velejador e membro da família David Schurmann, relatou que foi observado que os mares e oceanos se tornaram uma grande lixeira coletiva do planeta, devido a grande concentração de lixo boiando a deriva e poluindo várias ilhas não habitadas. A situação do lixo remanescente do consumo é gravíssima e só teremos uma mudança positiva no momento que a sociedade como um todo assumir sua responsabilidade, e trabalhar em conjunto com o poder publico.
Gabriel Luz Rocha
Fontes:
Min. do Meio Ambiente, Agenda21 .
Brasil Telecom 1990
Censo 1990 site do IBGE ,
EVOLUZ...