A interligação das áreas de preservação
Este projeto foi idealizado a partir da observação constante, do comportamento dos animais, da sua função na natureza, e da incessante destruição dos seus habitats, causada pela ignorância, ganância e impunidade.
Não basta delimitar áreas isoladas para preservação ambiental. A tendência dos animais, confinados nestas áreas, é desaparecerem.
Todas as áreas de preservação devem estar interligadas, para preservar animais, plantas, mananciais e a qualidade de vida das pessoas.
Estas interligações devem ser feitas acompanhando os cursos das águas, que também devem ser preservados, com mata nativa ao longo das suas margens, distanciadas das edificações humanas.
Os locais de transposições devem ser realizados, com sistemas para manter o trânsito natural dos animais e das águas.
Onde eu resido reflorestei a área antes invadida, construindo uma pequena ilha de preservação, e um refúgio para os animais silvestres.
Infelizmente isto não é suficiente para garantir a preservação da natureza. Muito animais atraídos ao meu pátio, são capturados, ou mortos, antes de chegarem. Os lagartos são mortos ao saírem do local, e as aves são mortas por animais domesticados, que invadem o local.
As interligações serviriam como caminho, para os animais exercerem as suas funções, na preservação do sistema ecológico, e ainda como via de fuga, nos casos de ameaças.
Acioly Netto - www.guiadiscover.com - Ilha de Santa Catarina - Brasil