A MURALHA VERDE NA ÁFRICA: CONSTRUÇÕES HUMANAS PARA UM BEM COMUM
Ao analisar o espaço em sua organização nas mais diferentes esferas, é essencial a observação das dinâmicas existentes entre o homem e a natureza como ponto inicial. Neste aspecto o homem ao se relacionar com o meio, podendo transformar este, construindo ou, infelizmente, por vezes descontruindo, como também reconstruindo este espaço natural.
Uma prova da primeira interação relatada acima, a de construção, tem-se uma amostra benéfica em prol da natureza e, portanto, do melhoramento de condições humanas, a denominada “muralha verde” desenvolvida para tentar conter o avanço do deserto do Saara. Este projeto é tão grandioso quanto suas dificuldades, segundo a National Geographic Brasil, uma vez que só pelo tamanho da extensão prevista para implantação de uma faixa de vegetação de 15 quilômetros de largura por 7000 quilômetros de cumprimento, cruzando a África de leste a oeste e 11 países. Esta barreira que visa conter o avanço do deserto sobre outras áreas, bem como, proporcionando inclusive nos primeiros pontos já implantados o ressurgimento da agricultura.
Este ato mostra a relação transformadora do homem sobre a natureza de maneira construtiva, usando da natureza para melhorar e/ou proporcionar melhores condições para a sua sobrevivência. A Muralha verde africana não é o único exemplo de ação do homem neste sentido, é visualizado em outros contextos ações de uso organizado e lógico da natureza, bem como a visão de desenvolvimento (o que não significa apenas crescimento econômico), o que na atualidade é denominado de sustentabilidade. Esta que por sua vez consiste em uma série de ações, de modo de vida e pesquisas de meios que visem diminuir os impactos causados pelo homem sobre a natureza, vivendo assim de maneira harmônica entre ambos.
Assim, especialistas e observadores estimam que a sustentabilidade enquanto modo de vida e, consecutivamente, conjunto de ações que viabilizem uma amenização de impactos sobre o meio natural, de modo a realizar um desenvolvimento pleno sem exageros ou consumos predatórios; onde ações conjuntas em prol do bem comum como a muralha verde ganhem lugar em detrimento de práticas predatórias.
Referências:
Grande Muralha Verde tenta conter avanço do deserto do Saara. Disponível: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/grande-muralha-verde-tenta-conter-avanco-do-deserto-do-saara-noticias Acesso em: 05/10/2014.