O CANTO DAS CIGARRAS EM ÁGUAS BELAS-PE

Nos últimos dias vem ocorrendo um fenômeno interessante em Águas Belas, trata-se do aparecimento de um grande numero de cigarras, que provocam um barulho ensurdecedor na cidade, um dos focos mais conhecidos esta localizado na Av. Cel. Alfredo Duarte, popularmente conhecida com Rua Nova. As cigarras estão especificamente logo depois da ponte da Ribeira, em duas arvores em frente ao mercadinho preço bom, pertencente ao empresário Marcelon. Ao ter uma pequena conversa com o mesmo, ele afirma que o barulho incomoda bastante, pois atinge um nível de decibéis muito alto, e afasta qualquer pessoa que chegue perto. Este barulho se intensifica principalmente nos horários mais quentes do dia. Por estes motivos se torna interessante entendermos algumas curiosidades a respeito do ciclo de vida das cigarras.

As cigarras são insetos da família dos cicadídeos, e existem mais de 1.500 espécies conhecidas. O ciclo das cigarras começa com a fêmea colocando seus ovos em brechas no caule das arvores, logo após pôr seus ovos às fêmeas morrem. Em seguida aos ovos eclodirem, as ninfas, que são a fase mais jovens da cigarra, caem no chão e entram na terra, podendo passar de 1 a 17 anos, dependendo da espécie, debaixo do chão apenas se alimentando da seiva de raízes. As espécies brasileiras passam no máximo 1 ou 2 anos embaixo do solo. Após este período as ninfas cavam tuneis para voltarem à superfície da terra, subindo novamente nas arvores e passando pelo processo de metamorfose, que as torna adultas e prontas para o acasalamento. O acasalamento geralmente ocorre nos meses mais quentes do ano, o que varia de acordo com a região, o barulho ensurdecedor que tanto incomoda os moradores da cidade é emitido apenas pelos machos, e sai por uma membrana que fica localizada em seu abdômen. Ao contrario do que muitos pensam a cigarra não chega a “explodir” ou “estourar” por conta da intensidade do seu canto, a casca que muitas vezes é encontrada nas arvores são resultado do processo de metamorfose que as torna adultas. Um fato curioso é que as próprias cigarras possuem um mecanismo de defesa do seu canto, elas portam um grande par de membranas que funcionam como orelhas conectadas por um pequeno tendão que reage quando o macho canta, dobrando-se para que o som alto não lhes provoque danos. O barulho emitido pelos machos serve para espantar seus predadores, e atrair as fêmeas para o acasalamento, assim que ocorre o acasalamento o barulho acaba, e logo após as fêmeas colocarem os ovos, recomeça todo o ciclo novamente.

Em suma, apesar de ser um barulho que chateia bastante as pessoas que convivem neste espaço, é importante que se respeite este ciclo natural das cigarras, pois o mesmo só dura no máximo de 3 a 4 meses considerando a cigarra em sua fase adulta. Além disso, a cigarra tem seu papel importante no ecossistema, pois serve de alimento e consequente sobrevivência para predadores maiores, acabar com as cigarras também pode causar desequilíbrios ambientais, como aumento de outros insetos ainda mais indesejáveis aos seres humanos.

Renato Menezes
Enviado por Renato Menezes em 16/05/2014
Código do texto: T4809034
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.