O CENÁRIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE, SP. UM PRODUTO DE ESTUDOS DO ETNOECODESIGN

Resumo

Em seu quarto relatório, o IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas apontou como principal foco de contribuição para o aumento da temperatura e mudanças no clima do planeta, às atividades humanas, com destaque para a agricultura, pecuária, indústria, silvicultura e extração vegetal, que em seus processos de desenvolvimento lançam na atmosfera quantidades excessivas de gases de efeito estufa e tem na densidade populacional um fator agravante. Este trabalho sistematizou os dados coletados sobre o desenvolvimento dessas atividades em algumas cidades da região do Vale do Paraíba Paulista a partir das bases de dados do IBGE, SEADE e outras fontes indiretas. Os resultados possibilitaram diagnosticar as áreas em que cada uma das atividades tem maior incidência, com destaque para três segmentos, um que mostrou agravos no desenvolvimento urbano-industrial, outro na agricultura e um terceiro no setor pecuária. A pertinência dos resultados gerou significância relevante e estado de atenção para a aplicação de medidas de mitigação como sugere algumas orientações apresentadas pelo IPCC. O destaque ficou por conta das atividades dos artesãos de souvenir de imagens sacras de Aparecida de gesso (CaSO4.2H2O), um dos município metropolitanos, que geram um contingente de resíduos e efluentes com alto impacto ambiental, quando interfere na qualidade do solo usado para agricultura, que não foi contabilizado e descrito para a região metropolitana do Vale do Paraíba e deveria ser agregado às atividades de produção apresentados pelo IPCC da região.

Palavras-chave: Primeira IPCC, Etnoecologia, Ecodesign, Etnoecodesign, Cultura artesã.

Abstract

In its fourth report, the IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change pointed as the main focus of contribution to rising temperatures and changes in the global climate, human activities, especially agriculture, livestock, industry, forestry and plant extraction, that in their development processes in the atmosphere release excessive amounts of greenhouse gases in the densely populated and has an aggravating factor. This job has systematized the data collected on the development of these activities in some cities in the Vale do Paraíba Paulista from databases IBGE, SEADE and other indirect sources. It was possible to diagnose the areas in which each activity has a greater impact, highlighting three segments, one that showed injuries in urban-industrial development, another in agriculture and a third in the livestock sector. The relevance of the results generated significant relevant and state attention to the implementation of mitigation measures as suggested some guidelines presented by the IPCC. The highlight was the activities of craftsmen souvenir of sacred images of Aparecida plaster (CaSO4.2H2O), one of the metropolitan municipality, which generate a number of waste and effluents with high environmental impact, it interferes with the quality of the soil used for agriculture, which was not recorded and described for the metropolitan region of Vale do Paraíba and should be added to the production activities presented by the IPCC in the region.

Keywords: IPCC Ethnoecology, Ecodesign, Etnoecodesign Culture artisan.

Introdução

A primeira significância deste trabalho é o desenvolvimento de um tema que aproxime a Etnoecologia com o Ecodesing e promova uma leitura regional das problemáticas e conflitos climáticos na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Para tanto, foi proposto um Projeto de Etnoecodesign. O diálogo se deu a partir dos parâmetros estudados pelos documentos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) (SECOM, 2012).

Os marcos referenciais estão contidos em MARQUES (2001) que entende a Etnoecologia como estudos que envolvem os conhecimentos, crenças, sentimentos e modos de vida que transitam entre as populações humanas os demais elementos dos ecossistemas, permitindo o inventario dos impactos ambientais decorrentes dessas interações. O conceito de Ecodesing, já consolidado como um segmento do Design, balizado pela integração e responsabilidade ambiental, como apresentado por BURDEK (1999). Foram considerados também como referenciais teóricos os critérios eleitos pelo IPCC como agravantes do aquecimento global (crescimento e densidade populacional humano, agropecuária, silvicultura e industrialização) os resultados posicionaram a citada Região Metropolitana como contribuinte importante para as Mudanças Climáticas regionais. Quanto ao gesso utilizado pelos artesãos de Aparecida, importado do Nordeste do Brasil pelas quase 50 oficinas artesãs de imagens sacras de gesso (CaSO4.2H2O), lançados como resíduos, pós uso artesão, no ambiente (fluvial e edáfico) próximo, necessita ser considerado como agravante para a produção agrícola (PELES, 2007) da região e consequentemente, como elemento gerador de impactos relevantes para a mudança climática da região.

Para PELES (2007), a deposição de gesso no solo pode concorrer para gerar efeitos positivos para a agricultura, pois reduzir a perda de nutrientes por escoamento superficial e consequente redução da perda de solo, o que afeta o transporte de Fósforo na forma particulada. No entanto, esses efeitos positivos dependem de acompanhamentos e controle. O gesso, quando disposto de forma aleatória pode causar perda de água e solo, cerca de 35% maior que pois há uma provável obstrução dos poros do solo pelo gesso e interferências no transporte iônico de nutrientes.

Neste trabalho de Etnoecodesign o modelo de observação se deu a partir da produção de imagens sacras em gesso, usadas como souvenir para turistas, em Aparecida, SP. Os objetivos foram: 1. Mostrar a contribuição das atividades antrópicas de produção do Vale do Paraíba e seu potencial de agravo às mudanças climáticas locais; 2. Criar lastro para fortalecer o conceito de Etnoecodesign.

Os resultados permitiram traçar um perfil de contribuição da atividade artesã de imagens sacras de Aparecida para o Painel do IPCC não considerado pelo relatório das Nações Unidas

Metodologia

O Local de estudo se deu num segmento do Vale do Paraíba, uma das quatro Regiões Metropolitanas de São Paulo. Os municípios envolvidos estão distribuídos ao longo da “calha” do Rio Paraíba do Sul, que dá nome ao Vale (de Jacareí a Lavrinhas).

Os 12 municípios foram agrupados em três regiões produtivas (Tabela 1). Os dados sobre o Vale do Paraíba disponíveis no IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - dos Municípios, APONTADOR e Associação de Comércio e Indústria.

O recorte dialógico se deu com os registros sobre o processo de produção dos objetos sacros de Aparecida que foram inventariados a partir do projeto de otimização da produção de souvenir em gesso pelos cursos de Biologia e Desing das Faculdades Integradas Teresa D´Ávila, Lorena, SP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Resultados

A Região Metropolitana estudada mostrou seu perfil industrial para a Região Produtiva de São José dos Campos, com destaque também para a silvicultura e de forma menos intensa, a extração vegetal, agricultura e densidade populacional. A Região de Pindamonhangaba destacou-se na pecuária, agricultura e densidade populacional. A Região de Lorena, se mostrou com perfil exacerbado para a extração vegetal e pecuária.

Em Aparecida, a produção de souvenir de gesso com motivos sacros apresentou um enorme consumo de gesso e água, além da eliminação do resíduo gesso em quantidades significativas, sem controle ambiental ou de saneamento básico. O cenário produtivo é formado por aproximadamente 50 pequenas oficinas artesanais, com produção que ultrapassa a capacidade de oferta para mais de 10 milhões de turistas que visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida ao longo do ano.

Nas oficinas artesãs o processo de deu nas seguintes fases: 1.Preparação dos moldes de borracha. 2.Mistura de gesso. 3.Colocação da mistura no molde. 4.Desenforma da imagem e secagem 5.Pintura e Acabamento. 6.Embalagem e distribuição.

O uso inadequado de toneladas de gesso e água ao longo do processo produtivo gera um descarte com volumes bastante exacerbados que são lançados no ambiente sem nenhum tratamento de resíduos e efluentes, o que compromete a qualidade de vida local, atingindo os cursos d´água e posterior deposição nos solos agricultáveis da região.

Discussão

O inventário das atividades antrópicas de produção na Região Metropolitana estudada pelo Ecodesign atendeu como ferramenta para se compreender cada ação antrópica como um projeto que se alimenta das questões ecológicas e de sustentabilidade.

Para agregar uma mobilidade social ao resultado, o mesmo é considerado neste trabalho como ferramenta ímpar e dialógica com a dimensão Etno da Etnoecologia, no sentido de envolvem os conhecimentos, crenças, sentimentos e modos de vida dos grupos sociais (MARQUES, 2001). Esses grupos tidos como produtores artesãos podem se inserir numa matriz capaz de balizar o uso dos elementos dos ecossistemas, além de registrar os impactos ambientais decorrentes dessas interações. (BURDEK, 1999) Dentre esses impactos, se pode recorrer à PELES (2007) quanto à deposição de gesso no solo e sua interferência na produção agrícola desta região. O agravo da perda de solo agricultável, aliado ao aumento da demanda por produtos agrícolas, provoca um movimento local por mais solo agricultável e uso mais intensivo dos solos remanescentes, fato importante para desencadear um processo de intensificação das ações locais deletérias para a estabilização das mudanças climáticas regionais sob influência da agricultura, ratificada pelo IPCC.

Apesar desses agravos imediatos do descarte do gesso peles artesãos, é importante compreender que a intervenção nesse processo produtivo deve respeitar e identificar o perfil regional artesão que dá o tom da identidade dos grupos sociais locais. Essa identidade transita entre os migrantes contemporâneos italianos, portugueses, japoneses, entre outros e os caipiras locais tradicionais. Esses grupos sociais de artesãos guardam uma imensa biblioteca de modos operativos com o uso dos recursos naturais locais que precisam ser catalogados e otimizados, por exemplo o descarte do gesso, quanto ao seu potencial de sustentabilidade local e gerar outro status para a região e sua contribuição às Mudanças Climáticas.

Derivado desse diálogo entre o Ecodesign e a Etnoecologia emergiu a necessidade de ampliar os conceitos para envolver a produção material que explora o ecossistema, os grupos sociais locais e os possíveis redesigns dos processos produtivos e serviços dentro de uma historicidade de práxis capaz de incorporar a variável sustentável e manter a produtividade. As ações antrópicas inventariadas e compreendidas como agravantes das Mudanças Climáticas locais e globais se tornaram ferramentas capazes de indicar a direção que os meios produtivos devem tomar para minimizar seus efeitos nos ecossistemas.

Conclusão

A conversa quase que transdisciplinar favoreceu a reflexão em torno de um conceito ampliado e aglutinador para as problemáticas ecológicas, a práxis e o perfil dos grupos sociais, isto é, algo como a terminologia ETNOECODESIGN. Isto é, trabalhar a possibilidade de conceber projetos antrópicos sustentáveis a partir da práxis sociais dos grupos humanos envolvidos com seus ecossistemas, identificando seus efeitos positivos e deletérios.

Os resultados colocaram os artesãos de imagens sacras de gesso de Aparecida como protagonistas de impactos ambientais que não foram contabilizados e citados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e que se mostraram pertinentes de serem agregados a este relatório da ONU.

Referências

BÜRDEK, B. Diseño, historia, teoría y práctica del diseño industrial. Editora Gustavo Gili, 2ª ed. Barcelona, 1999.

MARQUES, J. G. Pescando pescadores: ciência e etnociência em uma perspectiva ecológica. 2. ed. São Paulo: NUPAUB, USP, 2001.

PELES, D. Perdas de solo, água e nutrientes sob aplicação de gesso e dejetos líquidos de suínos. Curitiba, 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo, Universidade Federal do Paraná).

Fabrício Pacheco, Sena, Paulo; Doutor; Faculdades Integradas Teresa, D'Ávila, Ribeiro, Rosinei; Doutor; Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Matias e Nelson;Doutor; Faculdades Integradas Teresa D'Ávila
Enviado por Fabrício Pacheco em 05/02/2014
Reeditado em 05/02/2014
Código do texto: T4679362
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