Sustentabilidade
Nos últimos tempos nunca se ouviu falar tanto em sustentabilidade. A utilização de fontes renováveis de energia, a reciclagem de resíduos sólidos, o racionamento de água e energia, entre outros, são ação voltadas ao desenvolvimento sustentável, de modo que reduzam o impacto no meio ambiente.
A emissão de poluentes como o gás carbônico ainda é o grande vilão nessa história, tendo em vista que os principais agentes são as indústrias e os veículos automotores. São Paulo e Rio de Janeiro já têm programas que controlam e fiscalizam a emissão do C02 produzidos pelos automóveis, ônibus e caminhões.
Somada à poluição, temos ainda o problema do desmatamento, principalmente na região amazônica. A floresta legal, ainda sofre com a ação do homem. Assim, cada vez mais árvores deixam de absorver o gás carbônico e liberar oxigênio.
Tal degradação é justificada pelo progresso das cidades, pelo desenvolvimento econômico e pelo uso inadequado dos recursos naturais. A falta de planejamento leva exploração de maneira irracional e aleatória, sem se preocupar com as consequências à longo prazo.
É preciso mudança de hábitos para contribuir com a natureza. Evitar desperdícios é um bom começo. Mas isso apenas não basta. É dever nosso também cobrar ações de gestores e órgãos ambientais, denunciar irregularidades, e acima de tudo, não se omitir, pois o problema é coletivo, mas a responsabilidade é individual.