"A natureza e a criação na visão de Teilhard de Chardin"

Chardin faz uma abordagem simples, porém diferenciada para questões ligadas à espiritualidade - questões essas que passam pela Natureza.

Para Chardin, existem 3 colunas no âmbito do Mistério - mas essas 3 colunas mais bem conhecidas e normalmente aceitas estão conectadas a uma 4 coluna:

1- Criação. A essa união criadora, com a matéria da qual a Natureza (na Terra) é feita, bem como todo o Cosmo em Deus (pois

para Chardin tudo o que foi criado, embora de categoria extensiva

(autonomia de existir no mundo material), tudo também é inclusivo, ou

seja, se liga a Deus; enfim, para esse mistério da união criadora entre o mundo e Deus, Chardin cria uma nova palavra: Pleromização.

. "Pleromização" quer dizer: o quarto mistério (a união criadora entre o mundo e Deus). Temos, então, sob a ótica de Teilhard de Chardin, a Trindade, assim composta:

. Mistério I: Deus-Pai;

. Mistério II: Espírito Santo;

. Mistério III: Deus-Filho.

. Mistério IV: União do Mundo (toda a criação) com Deus - Pleromização.

2- Encarnação. O Cristo de Deus, que se fez carne e veio habitar entre

nós, e para o qual, como soberano, todas as potências materiais da Terra possuem grau de subordinação - portanto, uma flor, um espinho no ramalhete dessa flor; ou o minúsculo beija-flor que faz simbiose de vida com essa flor, e que, nos seus volteios em pleno voo, também é um espetáculo de beleza para os olhos; ou, ainda, uma águia na

incomensurável altura do firmamento, sustentada aerodinamicamente por suas possantes asas que cortam o pesado ar que enche o vácuo do Planeta Terra (observem que no vácuo os pássaros não conseguem voar); tudo, enfim, possui uma razão de ser, e tudo é sujeito com vida própria e não objeto que pode ser apenas descartado.

3- Redenção: Do homem em Cristo (novo nascimento) e da Natureza no seu esplendor a ser recriada para todo o sempre, livrando-se do jugo da ignorância e da má-fé humanas. Hoje, no aqui e agora, como embaixadores e embaixadoras de Cristo - independentemente dessa ou daquela "bandeira" religiosa - somos - ou precisamos ser - Guardiões da Terra, não como um modismo ecológico dos dias atuais, mas como Missão maior. A natureza que será restaurada para todo o sempre, sob a ótica da filosofia cristã, é a mesma que o Apóstolo Paulo, numa de suas cartas (Epístola aos Romanos), afirma que

"sofre e chora" enquanto espera ser resgatada das mãos do seu pior

predator: o homem.

Para Chardin, pois, a redenção não está afeita apenas ao homem, como normalmente as denominações religiosas pregam, mas é muito abrangente: envolve toda a criação de Deus. A esse processo contínuo, envolvendo Criação, Encarnação e Redenção, eis que chegará por fim a Pleromização - que é a união harmônica de toda a criação com o seu Criador.

O curioso é que, metaforicamente falando, a ordem dada ao primeiro homem Adão, para que ele zelasse pela Terra (simbolizada no jardim do Éden, erigido "lá para as bandas do Oriente" ), essa missão continua sendo de todos nós no aqui e no agora.

No entanto, muitos que dizem até acreditar na existência da Trindade, com seus atos inconsequentes em relação ao meio ambiente, negam diretamente a Deus e o quarto mistério: a Pleromização.

**Luiza Gosuen é Embaixadora do Conselho Mundial de Cidadania Planetária, Guardiã da Terra e Membro do Greenpeace.