Rã-Morango: Uma Mãe sem Igual
Apesar do seu minúsculo tamanho, a rã-morango é um grande destaque na natureza animal. Essa fabulosa criatura, ao colocar seus ovos fertilizados no solo, toma uma precaução magnífica para proteger sua prole de possíveis predadores, e proporcionar a seus filhotes um desenvolvimento de qualidade.
Com um instinto puramente materno, a pequenina rã induz um de seus girinos a subir em suas costas, onde ela o firma, e parte em busca de um local seguro e com água para o seu crescimento. Geralmente, com muita habilidade, foco e paciência, essa rã escala alturas enormes (em relação a seu pequenino tamanho) de árvores, em busca de uma planta com uma poça de água em seu interior, frequentemente bromélias. Achada a planta, a mamãe rã desliza seu girino para a poça de água, e desce novamente para repetir o processo com os demais filhotes.
Como se não bastasse, a rã ainda precisa alimentar a sua prole continuamente, colocando ovos não fertilizados, e depositando-os na planta onde encontra-se seu girino. E um importante detalhe: cada girino acomoda-se em sua própria planta. Ou seja, a mamãe rã tem o trabalho de levar cada girino para uma planta, e levar o alimento à cada um deles.
Haja dedicação, haja amor, haja força! Essa é, sem dúvidas, uma das melhores mães do mundo!