Oi Teka. Eu moro na região de Sto Amaro e v 
Oi Teka. Eu moro na região de Sto Amaro e voto tb na região. O que vc relata é realmente revoltante. Candidato que não respeita a minha garagem e nem a minha rua, não merece meu voto. O que acho legal acrescentar no seu comentário é o de que um dia em uma das classes que leciono aqui em Sto Amaro, discutimos sobre o que é poluição e achei interessante comentar sobre o que é poluição visual. Os próprios alunos colocaram a questão da lei criada pelo Kassab para reduzir a poluição visual. A principio ow alunos se colocaram contra a lei, mas em um outro momento um dos alunos citou sobre a panfletagem dos políticos e de como eles poluem as ruas com os papeis de propaganda política. Com isso, também coloquei o problema do lixo nas ruas e começamos a discutir sobre o destino dos panfletos. Para onde eles vão depois da eleição? Foi bem interessante e gostei do nível de criticidade dos alunos. Acho importante abrir espaço para discussões desse tipo, principalmente, tomando como exemplo a realidade dos alunos. Desta forma, eles estão mais aptos a argumentarem e podem chegar a conclusões e soluções que sejam plausíveis para o seu cotidiano. Além disso, acho importante partir do micro para o macro para que eles percebam que problemas locais, como da sujeira causada pelo lixo nas ruas do nosso bairro, podem de alguma forma afetar e contribuir para outros aapectos sociais e políticos como a poluição dos rios da cidade de São Paulo. Cabe ao professor permitir e criar situações para se discutirem esses temas e conduzir os alunos de forma que eles próprios possam buscar soluções para tais problemas os colocando como atores importantes no processo de cidadania.



Minha resposta à Helen, feita hoje.

Helen, amei sua aula, e a participação dos seus alunos. Você leciona no Alberto Conte???
Bem, eu não tenho citado muito sobre o que estou fazendo em sala de aula, que estou de licença médica, desde agosto, mas procuro estudar e pesquisar muito.
Hoje eu estive pensando a relação humana, ou seja se nós aqui em São Paulo, estamos vivendo uma guerra urbana, onde se mata sem piedade, e tranforma-nos em réfens, como podemos falar de RESPEITO ao Meio em que vivemos, se o ser humano não se respeita integralmente. Não se alimenta de DEUS, embora as igrejas estejam cheias, isso está sendo inlógico para eu justificar algo, mas como podemos dizer as pessoas que respeitem a Água, o Solo, o Ar, as Plantas, se nós não estamos nos respeitando, se nós não tomamos atitudes melhores em nossas vidas. E, peço desculpas ao grupo, pelo desabafo, mas como o tema aqui é sobre a cidadania, por que não falarmos do Ser Humano.
E, quero parabenizar aos colegas pelas espetaculares respostas desse fórum. Estou aprendendo muito.
Obrigada, mesmo a todos.
Teka Mendes Castro e HELEN AKEMI DE QUEIROZ NOMURA
Enviado por Teka Mendes Castro em 09/11/2012
Código do texto: T3977424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.