Projeto Horta na escola - E.E.Prof. Maria Augusto Avila - Ensinando e aprendendo com a natureza

* PREFÁCIO*

"A VEGETABLE GARDEN AT SCHOOL CAN CHANGE YOUR LIFE

UMA HORTA NA ESCOLA PODE MUDAR A SUA VIDA

Learning with vegetables at school you will be able to feel the nature so far. You will be able to change your life.(Nosso Blogue)"

Aprendendo com os vegetais na escola, você será capaz de sentir a natureza tão perto. Você será capaz de mudar a sua vida.

No mundo inteiro, principalmente nas grandes cidades, está cada vez maior a quantidade de escolas que, estão implantando hortas com a finalidade de fazer com que os alunos tenham a oportunidade de estarem em contato com a natureza.

Sabemos que, por mais modernas e urbanas que sejam as épocas atuais, e por mais evoluída que seja a humanidade, o gênero humano jamais excluirá do seu DNA as origens primitivas rurais. E a prova disto tudo, é que o ser humano só se revitaliza em todos os sentidos, depois de ter um contato direto com a natureza. É nela que ele descarrega as energias negativas do seu corpo e capta as positivas.

É da terra que o homem tira o seu sustento, e isto o leva a aprender a mexer nela, a prepará-la para o cultivo e ter uma relação homem-natureza, pois ele depende dela para a sua sobrevivência. Entretanto, para uma geração gigantesca da humanidade, esta relação está perdida no tempo e no espaço. Para esta geração, o solo de onde o seu alimento e extraído, não passa de apenas terra, pois, nesta megalomania da modernidade, em sua rotina não há espaços para tal relação.

Às crianças e adolescentes das grandes cidades, o principal ambiente externo à sala de aulas para eles, é em uma sala à frente dos computadores, vídeo-games, televisão, não tendo mais contato com o meio ambiente. E às vezes nem têm a verdadeira noção do que seja o meio ambiente.Aliás, nem os pais, na maioria das vezes têm. Deste modo, se faz necessário que professores resgatem este contato em salas de aulas, permitindo assim este relacionamento das crianças e adolescentes com a natureza, através dos projetos de hortas e jardins nas escolas. E é desta forma que as hortas nas escolas farão um papel preponderante na educação dos alunos, porque isto realimentará e abrirá sem dúvida, a possibilidade de uma discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada e o reencontro com a natureza, mesmo sendo em uma ilha de asfaltos e concretos erguidos.

Na Escola Estadual Professora Maria Augusta de Ávila, neste ano de 2011 implantou-se o projeto da horta na escola, e, para passar para vocês leitores deste artigo maiores detalhes sobre o maravilhoso projeto, nada melhor do que o depoimento didático da própria idealizadora deste grande trabalho, a professora Josefa.

*DEPOIMENTO*

"RESUMO DO PROJETO HORTA NO ÁVILA (Pela professora Josefa)

Uma reflexão de um trabalho cientifico (visão pessoal)

Meu nome é Josefa A. Carmo, sou estudante do ultimo ano de Ciências Biológicas Licenciatura Plena. Neste ano de 2011, precisava cumprir uma carga dupla de estágio supervisionado com 400 horas de estágio, implantar e desenvolver dois projetos, exigência da grade curricular do curso. No começo do ano, me inscrevi como professora eventual e estagiaria na Unidade Escolar E. E. Prof. Maria Augusta de Ávila – Bairro Arthur Alvim. Fui muito bem recebida pela gestão escolar e fiquei como professora eventual do Ensino Fundamental e Médio noturno.

No Ensino Fundamental seriam cumpridas 200h00 de estágio e começaria um projeto que deveria ser desenvolvido e concluído em dois bimestres. No segundo semestre deveria ser um projeto e novo estágio de 200h00 com Ensino Médio. Enfim, no dia 10 de fevereiro, inicio das aulas, as coordenadoras me convidaram informalmente para desenvolver um projeto" Horta na escola". Havia um terreno circuncidando no fundo do prédio que não era utilizado. Comecei então, a questionar se realmente seria viável desenvolver este trabalho. A vice- diretora, Professora Tomiko, quando retornou de suas férias, em 10 de abril, convidou – me formalmente para assumir este projeto, pois que, como educadora e responsável pela disciplina de uma escola muito grande, ela gostaria que os alunos tivessem a oportunidade de aprender fora da sala de aula o conteúdo didático, sendo que os insumos iriam implementar o cardápio escolar além de trazer ao cotidiano dos alunos noções básicas de meio ambiente, práticas alimentares saudáveis e lições de cidadania.

Trabalhar o projeto foi muito interessante, quando se sabe pouco, é necessário buscar através de muita pesquisa o objetivo principal. Foi uma busca gratificante,tanto nas questões sociais e comportamentais dos alunos,quanto didaticamente.

*INICIO DO PROJETO*

Inicialmente, pensei em trabalhar todas as séries do Ensino Fundamental que soma um total de 780 alunos, posteriormente, este trabalho deveria estender–se ao Ensino Médio manhã. Dispondo de aulas entre eventuar e aplicar o projeto foi possível trabalhar bem com os 6º e 7º anos e, o 8º ano teve uma participação muito boa e produtiva, restando ao 9º ano apenas algumas visitas ao local, alguns trabalhos em sala de aula, mas, a recepitividade destes quanto ao projeto, limitou –se a duas salas num total de cinco.

Foi trabalhado com os alunos: conteúdos didáticos em salas de aula, sala de vídeo, mesas de refeitório, biblioteca, experimento em laboratório e experimentos no próprio local onde a horta está montada.

*A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS*

Foi muito interessante, quando foram comunicados que estaria sendo implantada uma horta na escola, e estes reagiram de forma positiva, querendo colaborar com o que fosse possível. Então, ao serem levados ao local, algumas salas ajudaram a preparar canteiros, desenvolver mudas, fazer transplantio de mudas, cuidar e plantar diretamente nos canteiros. Tiveram que aprender a mudar seus conceitos quanto aos pequenos seres da natureza, aprenderam que tinham que conviver e respeitar as minhocas, seres repugnantes principalmente para meninas. Os meninos aprenderam a não matá –las e tampouco fazer brincadeiras desagradáveis com elas. Todos foram perdendo o medo dos pequenos animais e quando menos você espera, estão eles à voltas com joaninhas nas palmas das mãos sorrindo e gritando que conseguiram pegar uma, depois de admirá – las, soltam – nas e ficam sorrindo com o simples voo das joaninhas. Fiquei muito feliz quando percebi que muitos alunos de 6º e 7º ano perderam o medo de minhocas, coitados dos anelídeos! Eram muito desprezados quando começamos a trabalhar, os alunos queriam matar de qualquer jeito, as meninas corriam e gritavam com muito medo. No final de algumas aulas teóricas todos aprenderam a respeitar a vida.

A descoberta da germinação foi outra aventura;e cada aluno admirava – se com o tamanho da semente ou como se dava a transformação do pequeno grão em algum tipo de alimento. Dos canteiros plantados, nenhum foi destruído pelos alunos e todos continuam conservados e recebi ajuda destes para manter as hortaliças livre de ervas daninhas, também são ótimos e prestativos na hora de regar e colher.

As colheitas foram cheia de orgulho por descobrirem que o fruto de seu trabalho estava pronto. Estes foram para o cardápio deles e ficaram muito felizes, diziam que “convidariam seus pais para fazerem a feira na horta”. Outros alunos pediam para levar uma beterraba para casa.

*UM CONCEITO SOCIAL*

Aprendi com o convívio dos alunos na horta que estes ganham responsabilidade por seus atos quando estão envolvidos no projeto, o que refletiu muito na disciplina escolar. Muitos alunos hiperativos e que cometiam atos inconsequentes chegaram a modificar suas atitudes procedimentais enquanto estiveram atrelados às atividades.

*AS ATITUDES CONCEITUAIS*

O desenvolvimento de atividades em: laboratório; sala de vídeo; sala de leitura; o questionamento e os problemas enfrentados no cotidiano com certeza contribuíram para estes alunos compreenderem um pouco mais dos livros didáticos. A questão do lixo orgânico, agrotóxicos, cuidados com a preservação do solo; e respeito à cadeia alimentar, foram alguns dos temas discutidos.

*O PROFESSOR E A INTERDISCIPLINARIDADE*

Quando o projeto foi implantado não havia engajamento de nenhum docente, trabalhei o ano inteiro no projeto, praticamente sozinha.

Após os primeiros meses houve uma mudança sutil de alguns professores;e com o decorrer das aulas, os alunos começaram a cobrar uma postura de seus professores, estes então, passaram a se envolver ou fazer visitas à horta com suas salas.A interdisciplinaridade começou então,a surgir. Professores de matemática e ciências biológicas, desenvolveram problemas de matemática para o 6º ano, professores de arte, leitura, língua portuguesa e inglês também estão contribuindo. Assim, o projeto chegou ao final do ano letivo.

*CONSIDERAÇÕES FINAIS*

O projeto deveria ser cumprido no primeiro semestre e, assim, eu deveria no segundo semestre começar um novo projeto. Mas, o desenvolvimento viabilizou resultados e contribuições ao ensino de ciências e outras disciplinas que, por ser um trabalho continuado, este ainda será desenvolvido e melhorado no próximo ano. Vale ressaltar que um professor de Física do Ensino Médio levou uma sala de 2º ano para fazer uma atividade no espaço e, esta sala entrou fazendo comentários desfavoráveis. Saíram do local, elogiando e satisfeitos por ajudarem os alunos do ensino Fundamental.

Devo dizer que estou satisfeita com os resultados obtidos. O meu objetivo esteve em contribuir para o aprendizado do aluno. Apesar de todas as dificuldades e pouca verba, o projeto é motivo de orgulho para a gestão por ter trazido algo diferenciado na rotina cotidiana da Unidade Escolar, para os alunos com cada experiência adquirida que será lembrada como um fato novo, fazendo deles novos cientistas, descobridores de grandes aventuras em potencial.

São Paulo, 3 de dezembro de 2011.

Autora: Carmo, J. A."

O depoimento da Professora Josefa de Ciências que idealizou e colocou em prática o Projeto Horta, com o aval da coordenação da Escola Estadual Professora Maria Augusta de Ávila,utilizando-se dos espaços ociosos nas dependências da escola, exordialmente com os alunos do ensino fundamental, e, embora se vislumbrasse como uma tarefa árdua, a professora Josefa conseguiu atingir os objetivos junto aos alunos e fez despertar em uma grande maioria o interesse pelo cultivo das hortas.

Os alunos do ensino fundamental, da Escola Ávila, através do projeto pilotado pela professora Josefa, já estão aprendendo a combinar teoria com a prática, aplicando o que aprenderam na sala de aula. E assim, estão ganhando ou ganharão uma experiência para a vida que os levarão a valorizar a natureza e a terem uma alimentação salutar e a verdadeira noção do que seja o meio ambiente no sentido literal da palavra.

O projeto é tão maravilhoso que, professores de outras disciplinas, também já estão se engajando nele e já fazem uso das teorias e prática em sala de aulas ,tomando a horta como paradigma principal. Nos textos iniciais das pesquisas dos projetos horta pelo mundo, há uma demonstração do sucesso adquirido e, uma exortação para que uma quantidade maior de escolas e professores da rede estadual participem mais e mais; Mas no Ávila esta consciência coletiva já está tomando corpo com a adesão de alguns professores em suas várias disciplinas conforme já citado no depoimento da professora Josefa.

À professora Josefa, e ao corpo diretivo da E.E.Professora Mária Augusta de Ávila, dou o meu parabéns pela implantação do projeto horta! Eu até poderia dizer que é mais um novo projeto, dos muitos já existentes na escola e que são excelentes!

Todavia, ao ver a felicidade nos olhos dos alunos que estão mais comprometidos com o projeto, aprendendo a mexerem com a terra e com as plantas, como se fosse coisa nova do século atual, (para eles sim) torna-se gratificante assistirmos este progresso na prática e na teoria, dentro e fora da sala deaulas. Neste projeto, eles não só aprendem a lidar com a terra. Também através de maneiras artesanais com recicláveis, aprendem com a professora Josefa, como montar uma estufa improvisada, um minhocário, os canteiros e isto é uma constatação de que não só a disciplina de ciências faz parte do processo, mas também a de artes, história, português, geografia, sociologia, filosofia, inglês e outras podem estar compartilhadas no projeto da horta: É a chamada interdisciplinaridade discorrida pela professora Josefa.Os muitos depoimentos abaixos de alguns alunos do ensino fundamental, é a prova cabal do êxito do projeto! Espero que haja contiuidade por parte da escola, independemente da permanência ou não da Professora Josefa, afinal de conta a sêmina foi lançada, e há a necessidade da colheita dos frutos, a partir de agora.

É o que há

*DEPOIMENTOS DOS ALUNOS*

- Eu gostei muito da horta , porque lá tem muitas coisas que gosto e nós aprendemos com muitas coisas que tem lá.Eu gosto da beterraba, da couve-flor e brócoli; então foi disso e muito mais coisas que eu gostei na horta. Seria melhor ainda que tivesse bastante frutas! Eu ia gostar muito mais.

B.C. da C.S. Aluna da 5ª Série. C

- Eu gostei muito porque a gente pode ver crescer e colher as verduras e legumes da horta da escola.Eu não gosto quando algumas verduras e legumes estragam!

A.C.A.R Aluno da 5ª série C

- Eu gosto muito das plantas da natureza por isso gostei muito da horta. É muito legal aprender a fazer a nossa verdura, legumes etc. Vamos descobrir um mundo novo e estamos descobrindo um mundo novo, além de ajudar a nossa saúde, ajudar o nosso mundo para ter o ar mais puro.

Quando eu estou na horta, para mim não é um momento de trabalho, mas sim um momento de lazer. A coisa que mais gostei de plantar foi a beterraba. Ah é tão linda a beterraba grande,e a hora mais emocionante é a hora da colheita,impressionante, todo mundo quer colher!

Eu fico com dó quando as verduras e legumes estragam NE? Mas fico muito feliz, quando nascem fortes para a gente comer e ficar super saudável.

B.dos S.M. aluna da 5ª série C

- Eu gostei na horta porque é tão bonito a gente respirar melhor, tem muitas coisas gostosas por ex: Legumes, frutas, verduras, etc.. Só que eu queria que tivesse uvas, maçãs, laranjas, mamão, limão, melancia, bananas, pêra etc. mas eu sei que a professora Josefa está tentando fazer o melhor dela e se ela puder , ótimo, se ela não puder eu não vou criticar porque ela fez o que ela pôde e muito obrigada por esse lindo ambiente que ela tem dado para todos nós. PARABÉNS PROFESSORA JOSEFA!

B.C.C.S Aluna da 5ª série C

- Eu vou falar sobre a horta. A horta é uma coisa muito legal e uma coisa muito ótima!

S.B.C Aluna da 5a série E

- Nossa, foi muito legal! Foi a minha primeira vez mas gostei!Aprendi muitas coisas. Tem beterraba,frutas,legumes etc. Se quem ainda não foi focará surpreendido quando for pela primeira vez, porque é muito legal eu querer que vocês aprendam,porque a maioria da sala deve ter gostado Eu gostei! Vi beterraba, tomate, cenoura, alface, pepino ,mandioca, coentro, cebolinha e abobrinha e outras coisas que ainda não cresceram.Tem couve-manteiga e várias coisas que eu amei. Eu queria voltar mas é a última semana do ano. Foi legal e divertido e muito mais, gostei da professora Josefa e da professora Ana paula que levaram a gente duas vezes.Feliz Natal e Ano Novo.

M.L.M Aluna da 5a série E

- Eu achei muito legal e eu gostei da horta que a professora Josefa fez. Plantou alface, pepino,beterraba tomate,cenoura,mandioca, coentro, cebolinha,couve-flor, couve-manteiga. Eu também gostei e achei legal porque a professora Josefa levou todo mundo para a horta.Nós plantamos e pegamos minhocas na mão e assim acabei feliz para sempre.

K.K.A.D. Aluna da 5a série E

- A horta é um lugar besta. No dia que eu fui para a horta tive que procurar minhoca e eu tenho muito nojo desse bicho.O que eu sabia é que horta é para ter frutas,vegetais e verduras mas nesse dia não teve nada disto.Eu gostei muito do incentivo da professora Josefa. Ela teve uma ótimas iniciativa mas não gostei muito da iniciativa dela.

A.P. Aluna da 5a série E.

- Quando eu fui à horta eu gostei porque a gente mexeu muito na terra, nas plantas praticamente. Eu nunca vou esquecer esse dia porque eu achei muito bom ter um contato com as plantas , com a terra e principalmente nós aprendemos a plantar com cuidado para as plantinhas não morrerem. Ai a a gente plantou uma de cada vez e também a gente pegou algumas minhocas lá na horta e também a gente aprendeu como cortar a alface, os legumes de diferentes tipos

de vegetais e, também foi uma experiência muito legal para todos nós que fomos para a horta naquele dia."Flor,quem sabe você ainda vai poder colher!"

V.A.da S. aluna da 5a série E.

- O meu nome é R, e eu vou falar para vocês o que eu gosto e gostaria na horta:Eu gosto muito porque eu acho interessante ver elas(as plantas)crescendo e virando uma árvore e, depois de um grãozinho crescer uma verdura ou uma fruta. Tem vez que eu penso como a natureza pode fazer uma coisa tão interessante e gostosa! O problema é que eu nunca plantei aqui na horta da escola, só salvei umas folhinhas de alface que a chuva tinha machucado, mas fora isso que queria colher também. Eu e minha sala só fomos duas vezes lá na horta e nós pegamos minhocas na mão para colocar lá em algumas plantações. Tem mais coisas muito gostosas. Lá tem temperos, legumes como: beterraba,pepino, cenoura, couve-flor,alface, amendoim e várias outras coisas. Esta horta foi idealizada pela professora eventual Josefa e eu acho que foi por ela, mas se foi ela está de parabéns porque não só como eu , mas como a maioria da escola gostou e agradece e quem deixou também a horta nascer aqui na escola.

R.M.de B.B Aluna da 5a série E.

- Foi bom bom porque eu vi as plantas, cenoura, vi muita coisas legais,também vi minhocas e ai foi legal para mim e para as outras pessoas. Eu peguei um copo e a professora colocou uma terra e botou uma planta para crescer. Lá tem um monte de coisas, eu me lembro que eu fiquei com medo das minhocas e eu queria ir de novo, é legal de mais. Também tem tomate,vi beterraba e vários vegetais e tem também girassol e várias coisas muito legais.

V.M.de A. Aluna da 5a série E.

A horta da nossa escola é muito boa.Lá tem tem muitas coisas principalmente mudas das plantas e tem plantações de várias coisas como cebola,alface, beterraba,cenoura etc.Lá aprendemos muitas coisas como valorizar a terra com minhoca, garrafas, etc. Aprendemos até como arrancar a beterraba. Lá podemos fazer várias coisas, estudamos sobre a horta e os vegetais, plantas, legumes e verduras. A nossa horta falta algumas coisas como , banheiro, cercados etc. mesmo que nossa horta tenha poucas coisas eu gosto dela porque nos dá alimentos, aprendemos sobre várias coisas e o mais importante é que aprendemos juntos.

D.de S.P. Aluno da 5a série E.

- A horta eu adorei que eu pudesse ir lá e eu também achei bacana que eles tenham colocado uma horta aqui na escola com plantas e pés de frutas e outras coisas.Eu adorei a horta, eu gostei mais do pé de abobrinha que, quando nasce começa a crescer muito. Eu também gostei de catar minhoca na terra e colocar na canteiro para ajudar as plantas a crescerem melhor e mais rápido, mas eu queria que tivesse um lugar somente para nós guardarmos as plantas que não plantamos e outro para regarmos os tomates, as cenouras, as beterrabas, as alfaces, os pepinos, os temperos, couve-flor, mandiocas, coentro, cebolinha, couve-manteiga. Eu também queria que colocassem uma sala só de plantas para vermos o crescimento delas.

P.A.Q.de S aluno da 5a série E.

- Quando eu vi a horta pela primeira vez, fiquei muito muito impressionada. E bem naquele dia, a professora Josefa ia fazer uma replantação de (alface)alface americana. Muito muito legal!

Já na segunda vez, colhemos beterrabas, mas não tava só minha sala. Tinha mais uma quinta série, então foi uma bagunça! Conseguimos fazer bastante coisa, mas sobraram algumas beterrabas.

Nossa escola não tem verba pra isso. Quem está comprando as ferramentas, as sementes, tudo é a professora Josefa. E não tem como conseguir verba pra horta.

J.A. aluna da 5a série E.

*Parte do prefácio foi pesquisado na Internet

através de textos*