Questões preliminares de ecologia
Recursos renováveis:
A maioria das matérias primas que utilizamos são renováveis. Uma nova árvore absorve TODO o resíduo resultante da queima de outra com seu mesmo peso. Ou seja, uma nova árvore recompõe tudo o que foi perdido com a destruição de uma antiga.
Do mesmo modo, a chuva recompõe a água utilizada anteriormente para a geração de energia.
Existem recursos não renováveis. São, fundamentalmente, os combustíveis fósseis: carvão, petróleo, gás e seus derivados. Quando algum deles é queimado gera grande quantidade de resíduos. Quando um carro queima gasolina ela não desaparece, mas se transforma em fumaça poluente.
Os resíduos gerados pelos combustíveis fósseis não retornam à forma original, por essa razão desequilibram o ciclo natural.
Os resíduos decorrentes da queimada de uma floresta serão reassimilados por uma floresta de mesma biomassa plantada posteriormente. Os resíduos dos combustíveis fósseis permanecem poluindo o planeta indefinidamente.
A grande concentração de tais resíduos na atmosfera está causando o efeito estufa e aquecendo o planeta. Isso causará inúmeros furacões gigantescos, grandes secas e inundações, além de desconforto. A continuidade das emissões acarretará ainda outros efeitos danosos imprevisíveis.
Por essas razões o uso de combustíveis fósseis deve ser evitado, ou, ao menos, reduzido ao mínimo.
Os donos do poder perderão muitos lucros com isso, razão pela qual vêm a décadas escamoteando e lançando cortinas de fumaça sobre o problema.
Hidrelétricas utilizam a água como fonte de energia. Mas qualquer ação tem consequências: hidrelétricas geram lagos que inundam grandes áreas. Esse problema, no entanto, é incomparável com a queima de combustíveis fósseis, cujos resíduos causarão problemas cumulativos por milênios.
Poucas formas de geração de energia são tão pouco prejudiciais à ecologia quanto a hidrelétrica