A Beija Flôr Urbana

No mes de junho deste, fui surpreendido com um fato natural e de excepcional beleza, uma fêmea de beija-flor, construiu o seu diminuto ninho em uma pequena árvore as margens da movimentada Avenida Presidente Vargas, próximo a Avenida Julio de Castilho na cidade de Campo Grande-MS, a menos de 20 metros da porta de minha casa.

Já sou fã das Araras urbanas que habitam e alegram a capital de Mato Grosso do Sul e agora também sou fã dos destemidos beija-flôres...

O interessante é que estas avenidas são extremamente movimentadas, o tráfego de veículos e motocicletas é intenso e a pequena arvore é jovem e tem altura inferior a dois metros.

Entre os dias 08 e 20 de junho eclodiram os ovinhos da cuidadosa beija-flor, vieram a luz do dia, dois pintainhos de beija-flor.

Não deixa de ser, a meu modo de ver, um espetáculo a mais da natureza ver estes dois pequenos pássaros se desenvovlverem, ganharem penas e serem cuidadosamente alimentados pela mãe, próximo as pessoas e veículos que passam, nesses dias bicudos de violência, poderiamos dizer que é um desafio corajoso da Mãe-beija- flor, criar seus filhos tão próximos ao temível ser humano!

Todos os dias faço questão de olhar os pequenos pássaros, o vizinho fez até uma pequena proteção de tela plástica para protegê-los de uma eventual queda, o interessante é ver a reação da mãe pássaro quando nos aproximamos muito, ela dá vôos ameaçadores, como a dizer - não toque e não moleste meus filhotes! Sou brava!!!

Quem dera um dia os seres humanos possam superar as guerras e violências e conviver próximo a outros animais sem matá-los, sem come-los, sem destruir os seus ninhos ou habitats naturais...

Enfim, Sem estupra-los ou destruí-los.

Vida longa aos belos pássaros Urbanos!!! Que nos encantam a visão e a alma.....