Ibama libera licença para instalação de Belo Monte
É uma preocupação que eu carrego comigo desde faz muito tempo, mas faz algum tempo que eu insisto com este tema como necessidade básica, fundamental para o meu trabalho de professor. O que é Desenvolvimento Sustentável? A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
“Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental”.
A partir desta definição, percebemos como os interesses Políticos e Econômicos estão acima dos valores éticos e morais. No inìcio, a economia foi definida como a ciência que busca a melhor utilização dos recursos econômicos escassos (terra, matérias-primas, mão-de-obra, máquinas, tecnologia...) em vista da reprodução da vida humana e dos fatores de produção (natureza, máquinas...). Com o passar do tempo, a economia, nos países capitalistas, passou a ser entendida como a teoria que busca a utilização ótima dos recursos escassos em vista da acumulação infinita. Aqui temos uma contradição importante. Tem-se como objetivo a acumulação infinita que vai possibilitar a realização de todos os desejos, ao mesmo tempo que se reconhece que os meios que temos para isso são escassos, isto é finitos. Busca-se um objetivo infinito com meios finitos. Quando nos deparamos com essa licença para instalação da usina de Belo Monte, é curioso que neste século, com a globalização vamos usar este termo, a natureza tenha ganho tantos holofotes, mas não é gratuito.
Quando temos uma globalização totalitária, utilizando um arsenal de técnicas extremamente poderoso, a natureza é atacada com muito dureza.
É dessa forma que percebemos a irresponsabilidade daqueles que concederam esta licença, sem a preocupação do impacto ambiental que vai ter na natureza, na economia e na vida de famílias que depende dos rios e de seus afluentes,das reservas extrativas e terras indígenas, das áreas rurais e das cidades desta região, as vidas construídas ao longo de décadas, com tanto amor, suor e dedicação deste povo, em torno do rio xingu.
joao pereira lima da silva