ARTIGO: O MELHOR E MAIOR CONCEITO E PRÁTICA DE SUSTENTABILIDADE
Um aforismo tradicional que há algum tempo vem regulando o mundo dos negócios, afirma em seu bojo, que é IMPOSSÍVEL GERENCIAR O QUE NÃO SE PODE MEDIR.
Então nessa esteira compreensiva, entre tantas ferramentas que não evoluíram (ou decepcionaram), viu-se como tábua de salvação o aparecimento da proposta da sustentabilidade, que de uma forma muito especial tomou corpo com a ameaça do aquecimento global.
As Empresas já procuram reduzir (ou reutilizar) sua carga de consumo de água e tantos outros ingredientes que fazem parte do processo de fabricação e/ou prestação de serviços, assim sendo temos um novo foco a ser perseguido e alcançado, nesse novo momento da análise dos impactos antrópicos, que de uma forma mesquinha vem atacar a estrutura ambiental originária.
A sustentabilidade na matriz atual de sociedade será questão de sobrevivência para algumas Empresas, pois o nível de acolhimento deverá ser mais intenso, em razão da pressão imposta, pela atuação derivada dos segmentos que interferem na formação da opinião pública.
Imaginem como o tempo passou e como as coisas mudaram, pois anteriormente os valores aplicados em meio ambiente, na consolidação dos resultados das organizações, era entendido como custo e não como investimento. Hoje para muitas Empresas esses valores são investimentos estratégicos que poderão inclusive determinar sua competitividade no mercado, pois estamos falando de investimento que levará a marca e imagem da Empresa para um reconhecimento dos demandantes de mercado (estratégias mercadológicas).
Investir no Ambiente então passou a ser uma maneira de construir um diferencial de Produto ou Serviço e fazer o up grade de reconhecimento da atividade.
Então concluímos, que se aliançar ao ambiente é uma possibilidade atual e principalmente certeza futura de viabilizar ou não business.
Mas meus Amigos, a idéia da sustentabilidade no meio dos negócios é essa, mas vamos falar a Verdade, sem proselitismo
Ambiental? É impossível se construir uma nova ordem em qualquer órbita que não conquiste a cabeça e o coração das pessoas e logo seu engajamento real e progressivo.
Logo para ser bem objetivo, não adianta falar em sustentabilidade sem que a consciência das pessoas se sustente em suas próprias ações, pois eu no meu humilde entender, acredito ser este o Melhor e Maior conceito e prática de Sustentabilidade, levando às Empresas a terem bons resultados de negócios! Então moçada, vamos mudar o caldo cultural das nossas Instituições e da Sociedade como um todo!
EDUARDO FERNANDES DA PAZ.
Diretor da EPZ Negócios Empresariais
Especialista em Direito Ambiental
Consultor em Planejamento Estratégico e Econômico Financeiro
E-mail: fernandesdapaz@hotmail.com