ECOLOGICAMENTE...RENTÁVEL!
Meu assunto de hoje é focado num tema "ecologicamente correto" que permeia a mídia nestes últimos tempos e que ninguém , tampouco eu, ousaria negar sua importância teórica : em foco, as sacolinhas plásticas dos supermercados e o lixo plástico "antiecologicamente" sustentável .
O assunto é nobre, tudo e todos por um planeta limpo e saudável , quem se negaria discordar com a lei que prevê final das sacolinhas plásticas, aliás, é inegável a necessidade de que urgentemente façamos algo realmente sério para aliviar todo o lixo do planeta, e não apenas os não biodegradáveis.
Ainda outro dia eu dava uma curta carona para um "ser" que eu tinha como "elegante e educado" e que ao subir no meu automóvel logo deu de cara com uma garrafa PET que aguardava, no banco ao meu lado, um local de lixo reciclável para ser desovado.
Mas a garrafa não teve a nobre sorte dum PET consciente, em poucos segundos o ser nada ecológico a atirou janela afora rumo ao meio fio da calçada, e confesso, minha vontade foi fazer o mesmo com aquele ser poluente. Ai, senti uma vergonha...
Minha garrafa PET sobreviverá em média quinhentos anos na natureza. Já a consciência daquele ser...não existe.
De fato, consciência é algo raro hoje em dia, e num simples ato, quanto profundamente sabemos das pessoas.
Voltando então às sacolinhas plásticas, eu aqui pergunto para quem souber a resposta: "Por acaso, o autor do projeto de lei que proíbe as sacolinhas de supermercados, ou da lei que já vigora por aí, é alguém que fabrica sacolinhas retornáveis?
Pergunto isso porque por aqui em Sampa já começou a venda das ditas sacolas ecológicas com a grife de cada instituição, (e já com certa inflação!) logo na entrada dos supermercados. E tem rede que até premia o consumidor que compra as suas sacolas ecológicas.
Não é estranho? Ou sou eu que sou injustamente desconfiada? Já peço desculpas.
Outra pergunta: Está mais que certo , as sacolinhas plásticas devem desaparecer...mas, e os outros plásticos? E as demais embalagens derivadas do petróleo? E os demais PETs?
E OS SAQUINHOS DE LIXO de uso doméstico e empresarial?
Vão sumir os saquinhos de lixo? E os condomínios, vão acondicionar e transportar o lixo no que? Ou teremos só embalagens biodegradáveis?
Não sei, achei tudo muito estranho...e como se trata de "coisa nossa", me parece que esta é uma ideia ecologicamente rentável para alguém.
Só não sei dizer para quem.
Recicla Brasil...de fato, é lixo que não acaba mais!