Sepultamento dos Cursos D'água

Os cursos d'água são os pequenos vasos sangüíneos da terra, sem eles a terra ficaria sem vida. Canalizá-los é como substituir, as pequenas veias de nosso corpo, por tubos de plástico, deixando os tecidos em volta sem irrigação.

Um curso d'água não deve ser canalizado mas preservado em seu estado natural.

Muitos riachos que, antes corriam cristalinos, mantendo todo um ecossistema, foram transformados em galerias, que servem para despejo de esgotos, produtos químicos, e meio de proliferação de ratos e baratas.

Os cursos d'água são tratados como inimigos, estorvos que devem ser aterrados e destruídos. Como se a vida no planeta não dependesse deles.

Para salvar os rios cada vertente deve ser preservada, pois não é possível despoluí-los enquanto seus afluentes são transformados em esgotos.

A Natureza é sábia, perdoa e recomeça, o primeiro passo para despoluir os rios e o mar, é parar de poluir.

Água estagnada, focos de mosquitos, moscas e depósitos de lixo, é o que encontramos ao longo dos cursos d'água, onde deveríamos encontrar, árvores nativas, flores, ar puro e a beleza da vida.

Enquanto este animal, conhecido como Homo Sapiens, não aprender respeitar sua mãe natureza, e os seus semelhantes, seria mais sensato e barato, cercar as margens dos riachos, fiscalizar e punir.

Ainda sonho e imagino os cursos d'água, como longas áreas verdes, onde os animais silvestres encontrem refugio, e as pessoas possam por instantes, ouvir o murmúrio das águas e o canto dos pássaros.

A beleza e a vida foram sepultadas, em lugar do perfume das flores, sente-se o odor dos esgotos, e o ruído sufocado das águas é como o lamento de dor, de um ser que agoniza.

O progresso que destrói a natureza é um erro, seus benefícios são apenas breves ilusões, e quando a natureza morrer os humanos morrerão com ela.

A maior herança que podemos deixar, para nossos descendentes, é um mundo melhor, pois a natureza é compartilhada por todos.

O ar que respiramos é o mesmo que já esteve nos pulmões dos animais, dos ricos e dos pobres.

Ainda é possível ter um céu azul, com aeronaves e pássaros, e uma cidade com riachos serpenteando entre os edifícios. Basta que cada um faça a sua parte, antes que seja tarde.

Acióly Netto

www.guiadiscover.com

Acioly Netto
Enviado por Acioly Netto em 20/03/2011
Reeditado em 04/12/2017
Código do texto: T2859556
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.