OS QUATRO ELEMENTOS
                ÁGUA, FOGO, TERRA E AR

Há uma interação constante entre os elementos citados como ponto de referência para o volume e distribuição de água no planeta, assim como toda presença da vida.

A) - ÁGUA- 

Todos elementos acima elencados, fazem parte da vida dos seres da terra. A primeira vida representada por uma célula, segundo as pesquisas mais recentes, veio da água como os unicelulares há mais ou menos três bilhões de anos. Daí para nossos tempos atuais, segundo Darwin, tudo foi um questão de evolução.

1.0 – O que diz a musica de Guilherme Arantes (Terra Planeta Água)
1.1- Planeta Terra – 2/3 de água ou 75 % (97% de água salgada, 2,34% de gelo, 0,36 de lagos, rios e pântanos)
1.2- Volume de água na biosfera – 1.300.000 milhões de km.³ (onde está esta água?
1.3- Uma criança recém nascida tem de 75-80% de água.
1.4- Uma melancia tem 99% de água, assim como o chuchu, a abóbora, o pepino, o melão, estão próximos a este valor.
1.5- Uma pessoa pode viver sem comer por vários dias, mas morre se não consumir água, em pouco tempo.

2.0 – O Consumo.

2.1- A agricultura - 80%
2.2- A Industria- 15%
2.3-Os humanos-5%

Consumo de água por pessoa/pessoa/dia em alguns países.
-escocês, maior consumo- 400 litros
-um brasileiro consome em média 150 litros 
-um espanhol consome mais de 300 litros .
-um americano consome 300 litros.
-um namibiano consome somente 5 litros  equivalente a água que um americano consome para escovar os dentes.

2.2- Água Virtual – o que é?

É a água usada para produção de um bem, produto ou serviço.
Então: - Para produzir 1 kg. de carne bovina- 10-15.000 mil litros.
Para produzir 1 kg. de feijão – 5.546 litros.
Pra produzir 1 kg.de aveia -4.459 litros
Para produzir 1 kg. de girassol-5.351 litros
Para produzir 1 kg. de beterraba -220 litros.

OBS: - O Brasil é o maior exportador de água virtual do mundo em forma de carne bovina, frangos, soja, milho e outros produtos.

2.3 – Nosso país, também, detém o maior percentual de água do planeta -12%. Entretanto, quase toda está água,está no Amazonas. Noutros Estados falta água, principalmente, no Nordeste.

2.4 - A água é fonte de vida e de morte
.
2.4,1 – De vida – É um solvente universal. Mantém a vida de humanos, vegetais e animais. Dissolve e transporta nutrientes nos tecidos vivos. Importante na higienização geral .Papel importante na fotossíntese.
2.4.2 - De morte – Quando poluída, contém elementos nocivos à saúde (bactéria, vírus, protozoários e vermes)

3.0 – Quantidade de água não significa disponibilidade-Exemplo:

Bangladesch- é um pais do sul da Ásia.Tem 150 milhões de habitantes e 154 mil km²- Possui 30% do seu território coberto de água, entretanto seus habitantes precisam de poços artesianos, porque a água é poluída. A morte de crianças com problemas intestinais é muito grande.

4.0 _ O ciclo da água na natureza:

Toda água do universo se apresenta de três formas: sólida, líquida e gasosa. Para se transformar em chuva ela passa por dois processos: evaporação das superfícies líquidas (mares, rios, lagos) e evapotranspiração das folhas dos vegetais para a atmosfera.
-na evaporação, passa para forma gasosa, condensa e precipita-se  em forma de chuva.
-na evapotranspiração, primeiro, é absorvida do solo pelas raízes das árvores, sobe até as folhas e evapotranspira, seguindo o mesmo caminho.
4.1 – Precipitando:- toma 3 destinos: Parte escorre em forma de enxurrada . Parte infiltra no solo. Parte se evapora continuando o ciclo.
A parte mais importante é a que se infiltra no solo- porque?
Dão origem aos lençóis freáticos ;-minas ,riachost,rios, grandes caudais.(o rio Amazonas nasce no Peru a 5 mil metros de altitude a partir de um pequeno caudal)

5.0- Onde e como se interrompe o ciclo da água?

O desmatamento é o maior responsável por esta quebra de elo ecológico.:
-em primeira mão, destrói-se o solo propriamente dito.
- impede a sua infiltração (forma enxurradas), nas encostas.
-promove erosões destruidoras
-aumenta o nível de carbono no ar pela queima (efeito estufa) em conseqüência, o aquecimento global.
-devido as altas temperaturas, em varias regiões da terra, as águas evaporam e não voltam porque não encontram os fatores favoráveis para se transformar em chuva.
A humanidade como um todo, mesmo consciente de tudo isto, pouco ou nada faz para inverter esta catástrofe .Temos uma bomba relógio em andamento. Todos precisam saber disto.
Quando percebemos que as chuvas estão sendo mal distribuídas em todo mundo e, que o seu volume precipitado, está fora do normal, que inclusive, fora de uma época, que poderíamos considerar anormal, deveríamos pensar que algo foi e está sendo praticado pelo homem, que algo está ocasionando estes fenômenos.Catrástofes no estado do Rio e São Paulo e por  todo mundo vêm ceifando vidas, destruindo cidades.Geleiras derretendo no Ártico, aumento do nivel do mar.
Segundo as pesquisas feitas por renomados cientistas, mundiais, conclusões se chegaram: que 90% do que acontece na deterioração do meio ambiente é pura ação do homem e que 10% é pela ação da natureza. Quanto ao homem, é difícil corrigir, pois este é egoísta, irresponsável e ganancioso. Quanto a natureza, nada se pode fazer porque é um fenômeno que não depende do homem.
Ninguém precisa ser um profeta para saber o que pode acontecer em futuro próximo. O volume de água que precipita em grande quantidade, não significa que ela vai estar disponível para o consumo humano. O que acontece com o descaso pela conservação dos mananciais, riachos e grandes rios, dá para formar um prognóstico do que vai acontecer dentro de pouco tempo, Os governos, sejam eles, federais, estaduais ou municipais, estão preocupados com a evolução de seus partidos, com a construção de asfalto, prédios públicos, economia, com a corrupção, com criminalidade em todos os níveis(o que é louvável) menos meio ambiente. Na escala de prioridades, o meio ambiente fica para último lugar em interesse orçamentário. Eles poderiam lembrar, que também fazem parte do ecossistema.. Elos partidos, interrompem o funcionamento deste ecossistema.Grandes empresas estão sendo construídas no E.Santo. O que elas fazem pelo meio ambiente está longe de ser significativo em relação ao impacto ambiental que promovem.

B) O Fogo

Inicialmente os nossos ancestrais só conseguiam o fogo de maneira casual. Isto é, quando caia um raio numa área seca. Mas desta maneira eles ficavam inteiramente dependentes deste fenômeno atmosférico. Mas, com o passar dos tempos eles descobriram que a fricção de uma pedra sobre outra , produzia faíscas e também a de madeira que também produzia resultado semelhantes. Esta descoberta, foi um avanço para a humanidade que estava no limiar de sua existência. Os recursos que a natureza colocou à disposição do homem como o fogo, possibilitou-lhe cozinhar os alimentos em vez de comê-los cru. Este bem tem mil e uma aplicação benéfica, quando usado corretamente. Entretanto pode-se destruir uma cidade inteira, um campo petrolifico, um ecossistema, com apenas, um palito de fósforo, um cigarro aceso ou um pedaço de vidro exposto a luz solar no capim seco de uma savana .A este respeito, podemos citar a destruição da selva amazônica para abertura de pastagen, plantio de soja, os incêndios criminosos de várias categorias. Os artefatos explosivos usadas por terroristas e assim por diante. O uso do fogo para queimar produtos fósseis como carvão, petróleo e derivados assim como vegetais para gerar calor, proporcionou elevação do CO² no ar, contribuindo para o aquecimento global. O fogo, quando usado em desmatamento destrói a camada fértil do solo com toda sua micro fauna e micro flora, tornando-o estéril e ainda o expõe a erosão. A seqüencia de uma queimada numa área que possui turfa acontece de dentro para fora: primeiro queima o sub solo, depois a camada superficial de galhos secos , depois atinge os troncos e copas. Desta forma, nada escapa das chamas. Animais de porte pequeno médio e grande são atingidos, como cobras, lagartos, quatis e muitos outros que não conseguem escapar das chamas. Este desastre aconteceu recentemente no Parque César Vinha. Em pouco tempo o fogo destruiu 50% de toda área. Espécies de animais, como cobras, lagartos, veados, coatis e outros desapareceram no meio das cinzas.

C)- TERRA-

Sabemos que 75% da superfície terrestre é constituída de água, daí a sua importância. Nos sobram 25 % de superfície para morar, produzir, e tudo mais que o ser humano, animais e vegetais precisam para suas necessidades vitais.Ainda contamos com a vida submarina.
A disputa pela terra e por tudo que ela produz na superficie e abaixo desta, tem acirrado o animo dos humanos cada vez mais em suas conquistas. Temos presenciado as lutas de facções, que de uma maneira ou de  outra se sentem prejudicadas na posse e mesmo no uso da terra em quase todo mundo. Outros, por ganância.
Da mesma forma que a água, o ar, o fogo, a terra são  elementos extremamente vulneráveis à ação humana.
O mau uso do solo, quer pela indústria, pela agricultura ou por humanos, tem deixado estragos indeléveis em sua exploração.Qualquer coisa viva que esteja na superficie terrestre levou no minimo 3 bilhoes de ano para se formar. O ser humano esta destruindo em  um século.´É de assustar!....

C)- O AR

Da mesma forma que a água, temos um mundo de ar para respirar dentro da Biosfera. Entretanto, este elemento vital para todos os seres vivos do Planeta (humanos, vegetais e animais), está cada vez mais carregado de elementos estranhos a vida, ou que de uma forma ou de outra, catalisa a formação de compostos extremamente nocivos à natureza. Quando se vê grandes chaminés de fabricas lançando grande quantidade de partícula no ar, não imaginamos o que pode estar acontecendo na biosfera. Citar como exemplo o dióxido de enxofre das grandes fábricas de cimento, que quando jogado no ar combina com hidrogenio e vira ácido sulfúrico que mediante precipitação pluviométrica, vira chuva ácida que destrói qualquer coisa com seu contacto. Esse CO² das chaminés tem o nome de carbono antropogênico porque vem do ser humano, ele é absorvido pela água do mar, alterando o se pH. Com isso, todos animais que tem, proteção calcárea, são destruídos e morrem.Carangueijos, corais e conchas)
Assim, outros elementos estranhos, produzidos pelo homem, lançados no ar, trás conseqüências dramáticas para o ser humano e animais. Veja oque está acontecendo com o vasamento de radioatividade  nas usinas do Japão e outros desastres já ocorridos em Chernobil e E. Un idos.
Hoje, na grande Vitoria, não existe um local que está livre do pó de minério da CST. Pessoas com problemas pulmonares ou alergias sofrem com a inspiração destas partículas.
As queimadas incessantes em vários pontos do país contribui com excesso de CO² na atmosfera, concorrendo para o aumento da temperatura. As plantas, tem um limite para fotossintetizá-lo. O que sobra, forma o efeito estufa, o qual retém os raios solares, não permitido seu retorno e dissipação.

O Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo. Cada brasileiro “tem” uma vaca ou um boi. São quase 200 milhões de cabeças. Estes animais, com seu sistema digestivo lança no ar o pior gás que é o metano. É um gás 21 vezes mais poderoso do que o CO² e altamente combustível. Neste caso, pouco se pode fazer para neutralizá-lo.Metano é produzido por decomposição ou biodegradação de material orgânico, na natureza. Quando controlado, vira gás natural.
Hoje, já pagamos pela água que bebemos, porque, para ser usada, tem que ser tratada. Já começamos a pagar pelo ar que respiramos. Isto é apenas o começo. Pela terra, nem se fala, pois poucos são os seus donos. Quanto ao fogo, com todos seus benefícios, sabemos do que pode acontecer se for mal utilizado.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA- 22 DE MARÇO- Se cada um fizer o seu dever, as coisas podem mudar.




 
ateleszimerer
Enviado por ateleszimerer em 20/02/2011
Reeditado em 13/05/2017
Código do texto: T2804139
Classificação de conteúdo: seguro