DIA  DA  ÁRVORE – PRIMAVERA-


                A primeira vez que foi comemorado o “DIA DA ÁRVORE” aconteceu no estado norte-americano do Nebraska em 21 de março de 1872. Já nos EUA, junto do aniversário de Julius Sterling Norton, o grande incentivador para a plantação de árvores , o dia é comemorado em 23 de setembro.
                No Brasil devido aos grandes laços com a cultura indígena, que deu origem ao país e visando o amor e respeito deles pelas árvores foi escolhido 21 de setembro como o “DIA DA ÁRVORE”. Essa data marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente.
                Muitos anos antes, de acordo com alguns decretos em razão das características e diversidades climáticas do Brasil foi comemorada a “FESTA ANUAL DAS ÁRVOREES” na última semana de março nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe., Alagoas. Em 21 de setembro nos estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.
                Sobretudo não levando em conta o dia específico de tão grande comemoração, sabemos que nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. É um ser vivo, logo nasce, cresce e morre. Luta para sobreviver, tem apego à vida. Não nos prejudica, com isso é um fator para que a respeitemos. Protege a terra com a sua sombra e suas raízes, participa do ciclo hidrológico, mantendo o ar úmido, fabrica o oxigênio necessário para todos os animais e seres vivos. Fornecem frutos ricos para a alimentação humana, além de produtos medicinais ou industriais.
                “Destruir uma árvore é o mesmo que matar uma fonte de vida do planeta Terra”. 
                 
Concomitantemente no hemisfério sul , o dia 23 de setembro, marca a entrada de um nova estação, a PRIMAVERA a qual recupera toda vida, até então adormecida pelos dias frios do inverno. Ela tem como principal característica as belas flores rompidas como ornamento natural do muito verde existido em todas as regiões ambientais. Retorna gradualmente as chuvas tanto quanto do reflorescimento .
                As mudanças de temperaturas fazem surgir às primeiras pancadas de chuva de final de tarde, devido ao aumento do calor e umidade.
                A PRIMAVERA está associada às flores porque sucede uma estação seca do inverno que a partir do início da PRIMAVERA a vegetação, antes seca ou apagada volta a ganhar vida.
                É um período do aparecimento de várias espécies de plantas. A natureza fica bela com as flores coloridas e perfumadas. É a época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
                Segundo a astronomia a PRIMAVERA ocorre no equinócio de setembro, isso traduz: “o dia e à noite possuem a mesma duração de doze horas cada”.
                Temos as flores de destaque da PRIMAVERA: crisântemo, frésia, margaridinha, orquídea, jasmim, rosa, girassol, hebisco, gazônia, Clívia, helicônia e outras mais.
                Diante do “DIA DA ÁRVORE” e entrada da estação da “PRIMAVERA” é importante mobilizar (através de seminários, palestras, pesquisas...) um povo para uma reflexão sobre a conservação da natureza. É o momento para plantar mais uma árvore para que os dias primaveris se tronem cada vez mais floridos às margens da vida e da própria sobrevivência do ser humano, no contexto da existência de todos os seres vivos.  


                                                          ..........................



*Artigo
*Autor:
*Prof. Roangas-Rodolfo Antonio de Gaspari-
*Ilustração:-Fotos Google-


            
roangas
Enviado por roangas em 21/09/2010
Reeditado em 09/08/2011
Código do texto: T2511967
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.