DA FUMAÇA NOSSA DE CADA DIA

Enquanto a bola rola através da nossa euforia de COPA DO MUNDO, alguns problemas continuam a rolar pelas cidades.

Falo mais precisamente da minha cidade de Sampa, que com a chegada do inverno, já registra índices alarmantes de baixa umidade do ar, que consequentemente traz consigo toda a gama de doenças respiratórias que no nosso meio assumem caráter epidêmico.

E por aqui já caminha a INSPECÇÃO VEICULAR, aquela que ocorrerá em todas as cidades com mais de trezentos mil habitantes, para que controlemos a emissão de gases poluentes, o que na verdade é algo louvável, não fosse algumas distorções que vêm ocorrendo.

Primeiramente, o cidadão comum que anda aqui pela cidade, mesmo em percurssos mais curtos dos bairros, obeserva um número enorme de veículos PESADOS a emitir visivelmente intensa fumaça negra pelos seus escapamentos.

O que tenho observado são os seguintes campeões: ônibus, peruas escolares, caminhões e veículos públicos.

Interessante que cresce o números de automóveis de passeios reprovados na inspecção veicular, mesmo os novos e seminovos, veículos de tecnologia de combustão mais limpa, com os tais catalizadores.

Mas o mais impressionante é que conheço pessoas que tiveram seus carros reprovados depois de tudo bem conservadinho: óleo de motor velas e filtros.

Conclusão: existem os reprovados que não tomam providência alguma depois da reprovação , e na nova inspecção são aprovados.

Existem os reprovados que continuam a ser reprovados, mesmo depois de "consertarem" seus carros.Um stress coletivo total! Embora a fumaça preta continue por aí...sem fiscalização alguma nas ruas.

Tenho um amigo que está com o carro DESMONTADO na oficina há quinze dias, um HONDA FIT seminovo, SUPERCONSERVADO NA MANUTENÇÃO, GASTOU UMA FORTUNA PARA A INSPECÇÃO E NINGUÉM CONSEGUE SABER O QUE HÁ NO CARRO QUE NÃO PASSA NA INSPECÇÃO DE MODO ALGUM.

O coitado está a pé, com a mão no bolso vazio, querendo vender o automóvel...sem achar comprador.

Os técnicos das oficinas não conseguem entender o que ocorrre.

E assim vai por aí, com tantas outras marcas e modelos de automóveis que são seguidamente reprovados .

E assim surgem serviços paralelos querendo resolver a dificuldade: Pré- inpecção veicular e mais recentemente até as seguradoras se oferecem para levar os veículos à inspeção como se tivessem em mãos a resolução do problema, ou seja, o caminho das pedras.

Muito estranho tudo isso.

Existe também os que estão pensando em mudar o endereço do carro para outro município para fugirem do pesadelo da inspecção, ou mudar a composição do combustível só para serem aprovados. Isso de fato, seria possível?

Eu pergunto: A tecnologia da inspecção veicular...é séria mesmo?

Por que se cobra novamente a taxa pelos carros reprovados, se no início da "ideia" a txa era devolvida ao cidadão, ao menos se estivesse tudo ok?

Por que não se controla os veículos públicos e pesados?

Por que não há fiscalização nas ruas, para os poluidores explícitos?

Será que estaria surgindo, em nome da NOBRE CAUSA da manutenção da qualidade do ar, mais uma indústria que aparece SÓ para espoliar o bolso dos cidadãos?

Eu só pergunto, decerto que não sei quais são as difíceis respostas.

Ainda não fiz minha inspecção veicular, mas começo a rezar para SÃO CRISTÓVÃO, o santo protetor dos motoristas, que eu acabo de eleger como padroeiro da INSPECÇÃO VEICULAR DE SAMPA.

Porque por aqui...só um bom MILAGREIRO para fazer as coisas andarem, INCLUSIVE OS CARROS PELAS ESBURACADAS RUAS E AVENIDAS!

Que ele olhe por nós, pobres cidadãos desmotorizados, os únicos culpados pela poluição do ar que não pára de crescer.

Coff coff!

Penso que está na hora de CONTROLAR é as verdadeiras intenções do poder público,isso sim!

Aonde há fumaça...com certeza há fogo, ainda que das brasas encobertas...

RESPIRA SÃO PAULO, MAS RESPIRA "DE VERDADE"!