Como foi formatada a revolução cognitiva sapiens.

A estrutura cognitiva, em um contexto geral, refere-se à forma como um indivíduo organiza e processa informações, incluindo seus conhecimentos, experiências e crenças.

No contexto de Sapiens (a espécie humana), a estrutura cognitiva evoluiu de forma notável, permitindo a criação de culturas, linguagem complexa e pensamento abstrato.

Essa evolução é conhecida como a Revolução Cognitiva, que ocorreu há cerca de 70 mil anos e permitiu aos humanos desenvolver habilidades únicas, como a capacidade de se comunicar e transmitir informações abstratas.

A capacidade de linguagem, um dos produtos da Revolução Cognitiva, é fundamental para a transmissão de informações, a construção de relações sociais e a criação de cultura, que se diferenciam significativamente em diversas sociedades ao redor do mundo.

A estrutura cognitiva pré-existente, ou seja, os conhecimentos e experiências que um indivíduo já possui, influenciam significativamente o processo de aprendizagem de novas informações, afetando como ele interpreta, organiza e retém as informações.

Estrutura cognitiva - A estrutura cognitiva é o conteúdo total e organizado de idéias de um dado indivíduo; ou, no contexto da aprendizagem de certos assuntos, refere-se ao conteúdo e organização de suas idéias naquela área particular de conhecimento.

A Revolução Cognitiva, segundo Yuval Noah Harari em "Sapiens", refere-se ao desenvolvimento de novas habilidades cognitivas no Homo Sapiens, cerca de 70 mil anos atrás, que permitiram a construção de estruturas sociais mais complexas e a criação de cultura.

Essa mudança envolveu a capacidade de criar e acreditar em histórias, transmitindo conhecimento e cultura de geração em geração.

"Cognitivo" refere-se a tudo o que está relacionado com a cognição, que é o processo de aquisição de conhecimento e a capacidade de pensar, aprender, raciocinar e resolver problemas.

É, em suma, o conjunto de processos mentais que nos permitem entender e interagir com o mundo.

O que foi a revolução cognitiva? A revolução cognitiva aconteceu com o surgimento de novas formas de comunicação que ocorreram há aproximadamente 30 mil anos atrás.

Na ocasião, a espécie humana ainda se encontrava na sua forma mais primitiva de existência, sendo ela equiparada a qualquer outra espécie animal.

A memória cognitiva é a função que nos permite recordar, armazenar e recuperar informações.

É essencial para a aprendizagem, a tomada de decisões e a vida diária.

A memória é um processo complexo que envolve diversos componentes, incluindo percepção, codificação, armazenamento e evocação.

Para Yuval Harari, a partir da Revolução Cognitiva a humanidade deixou de viver no tempo biológico para viver em um tempo histórico.

Como ser social, o homem passa a experienciar o mundo a partir de percepções e A Revolução Cognitiva, tanto no âmbito da história da humanidade quanto da psicologia, refere-se a mudanças significativas que ocorreram na forma como os humanos pensam e interagem com o mundo.

Em termos evolutivos, a Revolução Cognitiva no Homo sapiens se refere à aquisição de capacidades cognitivas como memória, linguagem e aprendizagem, que permitiram a criação de culturas e sociedades complexas.

Na psicologia, a Revolução Cognitiva marca a passagem da psicologia comportamental para a psicologia cognitiva, que passou a estudar os processos mentais, como o pensamento e a memória, como influenciadores do comportamento. coletivos, sem depender de alguma mutação genética para mudar a realidade em que vive.

Sem revolução cognitiva não existe desenvolvimento civilizatório.

Publicado pelo site: https://www.google.com.br/search?q=revolu%C3%A7%C3%A3o+cognitiva+resumo&sca_esv=fd82287142e91de9&source=hp&ei=Lt4EaN.

Postado por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.

A segunda tese elaborada por Edjar Dias de Vasconcelos, por que o homem é o único animal que fala, quando na natureza existe apenas um DNA mitocondrial, todas espécies nasceram e replicaram através da única célula mater existencial.

Em resposta devido ao fenômeno do bipedismo nas savanas, os homens ao ficarem erectus foi possível o nascimento das cordas vocais, nascendo a cognição.

Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades no Brasil.

Edjar Dias de Vasconcelos estudou em: Itapagipe, Campina Verde, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio, São Paulo, Nas PUCs como nas Universidades Federais e o Mackenzie, também em outros lugares, estudando sempre política economia e filologia.

Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 20/04/2025
Reeditado em 20/04/2025
Código do texto: T8313628
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