Belas frases dos pré-socráticos a Aristóteles.
Tudo é água, Tales de Mileto.
Nem água nem alguns dos elementos, mas alguma substância diferente, ilimitada, e dela nascem os céus e os mundos, neles contidos, Anaximandro.
Assim como nossa alma, que é ar, nos mantem unidos, da mesma maneira o vento envolve todo o mundo, Anaxímenes.
Todas as coisas são números, Pitágoras.
O acaso é o encadeamento imprevisível das causas, Demócrito.
Tudo no universo nasce do acaso e da necessidade, Demócrito.
O bom orador é capaz de convencer qualquer pessoa sobre qualquer coisa, Górgias.
Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo, Heráclito.
O ser não é mais que o vir-a ser, Heráclito.
Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, pois suas águas se renovam a cada instante. Heráclito.
Não tocamos duas vezes o mesmo ser, pois este modifica continuamente sua condição, Heráclito.
O ente é, pois é ser e nada não é, Parmênides.
O homem é a sua própria identidade, Parmênides.
Existe o ser, e não é concebível sua não existência, Parmênides.
Os homens vivem seu cotidiano no mundo da ilusão, das aparências e das sensações, Parmênides.
O que se move sempre está no mesmo agora, Zenão.
Pois destes os elementos todos se constituíram harmonizados, e por estes é que pensam, sentem prazer e dor, Empédocles.
O homem é a medida de todas as coisas, daquelas que são e daquelas que não são, enquanto não são, Protágoras.
Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, pouco suponho saber, parece que sou um pouco mais sábio que ele exatamente por não supor que saiba o que não sei, Sócrates.
Estás enganado, se pensas que um homem de bem deve ficar pensando, ao praticar seus atos, sobre as possibilidades de vida ou de morte, o homem de valor moral deve considerar apenas, em seus atos, se são justos ou injustos, corajosos ou covardes, Platão.
Os males não cessarão para os homens antes que a raça dos puros e autênticos filósofos cheguem ao poder, Platão.
O homem não pode ter amor às opiniões, a filodoxia, precisa ter amor a sabedoria, portanto, a filosofia, Platão.
O ser se exprime de muitos modos, mas nenhum modo exprime o ser, Aristóteles.
O ser se diz em vários sentidos, Aristóteles.
O que é próprio de cada coisa é, por natureza, o que há de melhor para ela, para o homem a vida conforme a razão é a melhor e mais aprazível, já que a razão, mais que qualquer outra coisa, é o homen. Donde se conclui que essa vida é também a mais feliz, Aristóteles.