O TIMO

O timo este ilustre desconhecido .

O timo fica quase encostado acima do coração e fica com todos os créditos com relação aos sentimentos, emoções, decisões e estado de espírito. Para a Grécia antiga o timo era a alma perecível e esta alma perecível era equivalente a razão, a disposição anímica para reagir energicamente com dignidade coragem autoestima e ardor espiritual. Etimologicamente o timo é traduzido por energia Vital também honra, como em Timóteo aquele que honra a Deus. E logo acima do Timo está a Tireóide cuja tradução do grego é "escudo" um escudo para proteger nossa honra .Não só para os leigos mas também para a medicina ocidental o timo é bem desconhecido porém muito estudado pela medicina holística. O timo é bem desenvolvido na infância e vai se atrofiando a medida que envelhecemos, pois se desenvolve quando estamos confiantes, felizes e se atrofia com sentimentos negativos como medo, ódio, frustrações, decepções ,que o afetam mais do que vírus e bactérias, pois sendo sensações abstratas fica tentando reagir e se enfraquece abrindo a guarda para sintomas de baixa autoestima como herpes entre outras enfermidades oportunistas .Em compensação o otimismo, a esperança, as idéias positivas, o fortalecem. Lembrando a fé que move montanhas. O timo é extremamente sensível a imagens, cores, luzes, sons, cheiros e sabores. A visão, as palavras e pensamentos são como as janelas da alma, literalmente a expressão coração apertado diante de situações de medo perigo, insegurança estão diretamente ligadas às reações do timo, ele exerce papel Vital no estado de humor e na imunidade. Quando somos invadidos por vírus, bactérias, micróbios ou toxinas ele reage produzindo células de defesa imediatamente.

Os linfócitos "T" liberados são elementos centrais do funcionamento do sistema imunológico.

Por todo esse entendimento devemos compreender a importância do amor, da confiança, da fé, da segurança que os pais precisam passar aos filhos para que se desenvolvam confiantes, saudáveis e felizes .

Quando levamos um susto ou agressões violentas e usamos as expressões: me deu um nó na garganta ou senti o coração apertado, na verdade quem se aperta ou se contrai é o Timo.

E de aperto em aperto ele vai se reduzindo e nos deixando vulneráveis até não possa mais sustentar a vida que Deus nos deu.

Gilberto Martins

O navegante
Enviado por O navegante em 12/10/2024
Reeditado em 22/10/2024
Código do texto: T8171917
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.