Prefeitura de Tocantínia promove programação festiva pelo aniversário de 71 anos de emancipação do município
Para celebrar os 71 anos de emancipação política do município de Tocantínia, na região central do Tocantins, foi realizado na manhã desta sexta-feira, 11/10/2024, em frente à Prefeitura da cidade, um momento cívico especial, que contoucom apresentações artísticas realizadas por alunos das escolas que integram a Rede Municipal de Ensino, bem como, do Colégio Estadual Batista e do Colégio Cefya Frei Antônio.
Ao lado da primeira-dama,Sâmua Rosa, da vice-prefeita eleita, Jordana Monteiro, além de vereadores, demais autoridades e o público em Geral, o prefeito João Alberto falou da sensação de orgulho em por poder testemunhar mais um aniversário da cidade, especialmente, agora em que ele foi reeleito para mais um mandato de prefeito com expressiva votação, comprovando, assim, a aprovação da Administração PúblicaMunicipal pela comunidade de Tocantínia.
História
Tudo começou com histórias de lutas, esforços e conquistas de religiosos e religiosas que com atos históricos começavam a arraigar profundamente seu trabalho para que posteriormente os frutos fossem colhidos. Como o Padre Frei Antônio de Ganges, que chegou na localidade por volta de 1860, com 30 anos de idade, com o objetivo de trabalhar e catequizar os índios Xerente, permanecendo na região durante 40 anos.
O primeiro nome dado à cidade foi Tereza Cristina, em homenagem à então Imperatriz do Brasil, esposa de D.Pedro II, sendo mais tarde substituído por Piabanha, devido a existência de um ribeirão com esse mesmo nome.
Somente em 1936, recebeu o nome de Tocantínia por iniciativa do deputado João de Abreu, motivado pelo rioTocantins. No entanto, o município só veio a ser emancipado em 07 de outubro de1953, rompendo definitivamente sua ligação com o município de Pedro Afonso, conquistando assim, a sua autonomia política.