TRICOLOGIA

O termo Tricologia advem do Grego Thricos que significa, cabelo, pêlos, fios e logia de estudo . A ciência que cuida da saúde dos cabelos.

O termo surgiu em 1902 na Inglaterra justamente o país onde os advogados e magistrados usam perucas brancas, também chamadas Cãs, provavelmente para

demonstrar idoneidade e o tal

"Notável saber jurídico".

A moda surgiu na França sec XVI pelos monarcas com o fim de ocultar ferimentos e calvícies provocadas por epidemia de sífilis.

Todavia esta ciência é tão antiga

quanto os homens. Dos embates

e lutas entre indivíduos também

surgiu o termo Pelejar pois era

literalmente uma agarração de

cabelos, ou de pêlos largos

como se diz em Espanhol.

O que poucos sabem é que o cabelo carrega muita informação.

Os rabinos ortodoxos ainda que ficassem calvos sobre a cabeça, deixam crescer os cabelos laterais , formando tranças as quais chamam Peiot, como um símbolo da guarda dos mandamentos e de sua própria identidade. Em Israel não havia ninguém tão famoso por sua beleza como Absalão filho de Davi .Ele era perfeito da cabeça aos pés. Tinha muito cabelo, que ele cortava uma vez por ano, quando ficava muito comprido e pesado. A sua cabeleira pesava mais de dois quilos, de acordo com a medida real de pesos. O que poderia ser apenas um costume ou crença ,tem um fundamento científico.

A medicina Ortomolecular para fazer um diagnóstico de um paciente corta uma mecha do cabelo da nuca e os envia para um laboratório que identificam os contaminantes como alumínio, mercurio, chumbo etc. Uma boa prova de que estes registros dos cabelos extrapolam questões meramente físicas ,se observa sobretudo em mulheres que ao superarem um trauma como um luto, uma separação, um divórcio, cortam os cabelos, aparentemente para se sentirem mais leves, na verdade é um impulso instintivo para

se libertarem das marcas do passado.

O registro bíblico de Sansão um juiz de Israel 1000aC que teve seus cabelos cortados ao ser traído por Dalila, vindo a perder sua identidade e caindo em desgraça nas mãos de seus inimigos filisteus (phelestin)..., vai muito além de mais uma história da bíblia.

O navegante
Enviado por O navegante em 22/09/2024
Reeditado em 08/10/2024
Código do texto: T8157063
Classificação de conteúdo: seguro