EU, PERDIDA NAS RUAS DE TÓQUIO?...CURIOSIDADES DO CASTELO...PARTE III...⛪️💢💥⛪️
Já se passaram muitos anos, mas ainda me lembro da cidade tranquila de UEDA situada na província de NAGANO na parte norte do Japão; lá passei duas férias quando meus filhos passaram uma temporada com o pai que é japonês, e que na época trabalhava no Japão.
A província de Nagano é um lugar encantador, conhecida como os "Alpes Japoneses", famosa pelas estações de esqui; rodeada pelas montanhas apreciamos um cenário maravilhoso em meio as cordilheiras mais altas do País.
A cidade oferece um estilo de vida tranquilo, com muita natureza e fontes de água para quem quer relaxar; com temperaturas muito altas no verão, se refugiar nas montanhas é uma escolha perfeita.
Viajei no verão, então não pude apreciar as estações de esqui e nem as floradas das cerejeiras conhecidas como "sakura" que encantam e dão um toque tão especial para o lugar, para os bairros...
Fazíamos também passeios de trem para Tóquio no famoso "Shinkansen", o trem bala, e voltávamos no mesmo dia, pois as cidades são muito próximas.
Um passeio muito interessante que fizemos foi ao Castelo de Matsumoto, perto de onde estávamos e que carrega todo um simbolismo histórico cultural; devido às guerras muitos castelos japoneses foram demolidos ou reconstruídos.
O Castelo de Matsumoto foi um dos poucos castelos que foram preservados no período da modernização do Japão.
Me lembro que ao mesmo tempo que eu sentia muita paz admirando aquele monumento grandioso, também sentia muita tristeza ao relembrar que nesses lugares tantas guerras e tantas vidas foram ceifadas ; os castelos carregam memórias de superação retratando a história de um povo e todo seu cenário político socio cultural.
O Castelo de Matsumoto é muito imponente, imenso, a sua torre principal abriga seis andares, foi construída há mais de 400 anos e é o Castelo mais antigo que permanece no País; devido a sua fachada escura e com suas paredes pretas o castelo também é chamado de "Castelo do Corvo". É um castelo de planície, não foi construído nas montanhas e nem em rios.
Eles chamam o portão principal de "Kuro Mon" e a torre principal de "Tenshu". Por dentro subimos muitos lances de escadas de madeira (antes tiramos os sapatos), e já observamos um espaço com exposição de muitos materiais e artefatos daquele período histórico.
Percebemos que as janelas eram projetadas para se prepararem, como um forte e há um andar sem janelas, muito seguro para proteção e para não serem vistos do lado de fora.
Anexo a torre principal temos um lugar que eles chamam de "observatório da lua" com visão para toda a parte externa, quando as portas de correr estão abertas.
Enfim, o interior do castelo conservam relíquias das armaduras medievais relembrando esse passado histórico, presente nas memórias dos japoneses.
E lá de cima a visão é realmente magnífica, podemos apreciar as montanhas ao longe e toda a região dos Alpes!.
Ah!. Achei muito bonita a parte externa do castelo, ao redor coberta por um lago, com muitos cisnes percorrendo o local; para chegar ao castelo atravessamos uma ponte comprida de cor vermelha apreciando toda a beleza da natureza, como não registrar com várias fotos esse momento...
Por ser muito visitado por turistas ali há muitas apresentações como os "festivais de tambores", divulgações da culinária japonesa, eventos artísticos,etc...
⛪️ 💢💥🏰💢💥🏰💢💥🏰💢💥🏰💢💥🏰
REFLEXÕES: 🏰💥💫🏰
Penso que todo passeio cultural se enriquece quando passamos a refletir melhor sobre o contexto e o momento em que isto ocorreu e as suas influências e implicações tanto históricas e culturais.
Com a perda da guerra em 1945 o governo japonês teve que lidar com a crise de uma nova identidade no País e reformular a sua imagem trazendo um novo modelo do Japão no cenário mundial.
Assim, já sobre o domínio americano o Estado deixa de ser patriarcal e xintoísta, começa-se a propagar uma cultura individualista e os Estados Unidos apropria-se dos mecanismos culturais para reforçar as suas ideias; assim, os valores ocidentais começam a ser fortalecidos e na época, os filmes e livros do Japão tradicionais foram censurados e proibidos.
Então toda essa mudança acaba interferindo nos rumos da educação de um País, pois acaba-se com o tempo perdendo-se as memórias individuais e coletivas de um País e parte da sua cultura.
Mas nesse caso, essa abertura comercial trouxe enormes vantagens, o Japão antes isolado, começa a se desenvolver a partir de então. Hoje o Japão é sinônimo de novas tecnologias, com seus produtos eletrônicos e outros setores se destacando mundialmente.
Percebemos também que o jornalismo, os programas de TV, de entretenimento já sofrem influências ocidentais desde então, sendo que os noticiários japoneses sempre exerceram muita influência e possuem muita credibilidade no País.
🏰💫💢🏰💫💢🏰💫💢🏰💫💢🏰💫💢🏰
Vejam um video bem instrutivo do
Castelo de Matsumoto.
https://youtu.be/t_QtZ3_pmS0?si=9qEsO-
EPTqFqrFyL