A explicação por que o homem é o único animal que fala.
Por que o homem fala, o único animal que conseguiu desenvolver a linguagem, a explicação é genética.
Todos animais nasceram e evoluiram de um único DNA mitocondrial, na formatação das múltiplas espécies, entretanto, apenas o sapiens desenvolveu a linguística por meio da cognição.
Com efeito, a linguagem deve ao fenômeno do bipedalismo, o fato do homem ficar erectus, favoreu ao organismo o nascimento das cordas vocais, possibilitando a origem da linguagem, nascendo o pensamento cognitivo.
Deste modo, os pulmões produzem o ar que percorre os brônquios passando pela traqueia, chegando até a laringe, onde os músculos se contraem, regulando a passagem do ar, fazendo as cordas vocais vibrarem e produzindo sons.
Com efeito, o som laringiano é articulado graças a ação da língua, dos lábios, dos dentes, do véu palatino e do assoalho da boca.
Entretanto, os sapiens evoluiram dos prossímios, grandes primatas, exatamente, com o mesmo DNA do macaco chimpanzé, razão pelo qual ambos vieram da mesma evolução genética.
A pergunta fundamental por que os primatas continuaram macacos os proto-hominídeos transfomaram em sapiens.
Milhões de séculos passados, primatas desceram das árvores, indo para as savanas, a procura de carcaças de animais deixadas por tigres, leões e hienas, para não serem também comidos tiveram que ficar distantes.
Assim sendo, na distância olhavam onde estava seus devoradores, para tal tiveram que erguer as cabeças ficando com os corpos sobre as patas.
Com efeito, em milhões de anos sofreram uma revolução morfológica, transformando-se em bípedes nascendo as cordas vocais, transformando posteriormente, em sapiens, motivo pelo qual somos humanos.
Todavia, se não fossem os primatas, florestas e savanas, se os grandes prossímios não tivessem procurado carcaças de animais, com medo de serem também devorados, levantando as cabeças com os corpos sobre as patas, não existiria a espécie sapiens.
Portanto, não era possível o nascimento das cordas vocais, possibilitando a criação da linguagem, a cognição não poderia ser formatada, hoje o planeta terra seria completamente diferente.
O homem é homem por um mero acaso, não estava previsto na natureza através da evolução animal, o surgimento sapiens.
Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.
Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.
Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.
Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades no Brasil.
Edjar Dias de Vasconcelos estudou em: Itapagipe, Campina Verde, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio, São Paulo, Nas PUCs como nas Universidades Federais e o Mackenzie, também em outros lugares, estudando sempre política economia e filologia.
Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br
Edjar Dias de Vasconcelos.