Gadamer ciências do espírito e ciências da natureza.

Para Gadamer a razão não é absoluta, tão somente produto histórico, a realidade hermeneutica depende do tempo histórico, do contexto no qual a consciência foi produzida.

Deste modo, toda análise hermenêutica é ideológica, pelo fato de ser cultural, assim sendo, muito difícil o processamento da verdade, em razão do entendimentoto ser a representação da ideologia.

Com efeito, a pergunta fundamental, o que é a verdade. tal proposição não existe, pois toda compreensão depende do método, como manifestação ideológica.

Se o indivíduo for marxista, o seu entendimento da realidade será totalmente diferente em relação a outra pessoa defensora do liberalismo econômico, desta forma, consecutivamente, um neoliberal de um social liberal.

O ateu terá sempre uma compreensão bíblica totalmente diferente de um pentecostal evangélico, assim sendo, são múltiplas hermenêuticas.

A verdade na ciência do espírito não existe, são interpretações ideologizadas, deste modo, o que define a hermenêutica é o método, a ideologia escolhida.

Só e possível a verdade nas ciências da indução, em referência ao campo da explicação, não da compreensão, devido as produções culturais.

Portanto, as ciências naturais no uso do método empírico, física, biologia, química, matemática, engenharia, etc.

Com efeito, a verdade é possível nas ciências indutivas empíricas, explicativas, não em ciências hermenêuticas.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.

Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades no Brasil.

Edjar Dias de Vasconcelos estudou em: Itapagipe, Campina Verde, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio, São Paulo, Nas PUCs como nas Universidades Federais e o Mackenzie, também em outros lugares, estudando sempre política economia e filologia.

Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 04/09/2024
Reeditado em 05/09/2024
Código do texto: T8144245
Classificação de conteúdo: seguro