Paulo Freire e Edjar Dias de Vasconcelos, as suas principais ideias.

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. Paulo Freire.

A educação é um ato contínuo político e ideológico fundamentado no materialismo histórico e dialético. Edjar Dias de Vasconcelos.

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor. Paulo Freire.

Todo homem que vende a força de trabalho, como produto da mais valia, ele é oprimido. Edjar Dias de Vasconcelos.

Minha esperança é necessária mas não é suficiente. Ela, só, não ganha a luta, mas sem ela a luta fraqueja titubeia. Paulo Freire.

Quando o homem perde a esperança, ele megulha na escuridão enfraquece a mente e não consegue ver mais a luz do sol. Edjar Dias de Vasconcelos.

A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém. Paulo Freire.

Quando o homem não é humilde ele perde a sua perspectiva de grandeza não consegue compreender o tamanho da sua fraqueza, tornando-se fraco e arrogante, de tal modo, como acontece com os pobres oprimidos da extrema direita. Edjar Dias de Vasconcelos.

A educação tem sentido porque mulheres e homens aprenderam que é aprendendo que se fazem e refazem, porque mulheres e homens se puderam assumir como seres capazes da aprendizagem do saber construir. Paulo Freire.

A sabedoria é um processo de construção e reconstrução nas reformulações dos saberes, na perspectiva da dialética tríade de Hegel, entretanto, na superação do terceiro sujeito excluído como proposição. Edjar Dias de Vasconcelos.

É preciso que a leitura seja um ato de amor.Paulo Freire.

Sem o amor não existe humanismo, sem o referido nenhuma consciência transforma-se em revolucionária. Edjar Dias de Vasconcelos.

O caminho se faz caminhando, Paulo Freire.

Sem a estrada ninguém poderá chegar em algum lugar, o homem perde na imaginação aliena no espírito e destrói a cognição. Edjar Dias de Vasconcelos.

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire.

A verdadeira alegria é aquela produzida através da consciência revolucionária, cujo objetivo fundamental é defesa da justiça social. Edjar Dias de Vasconcelos.

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Paulo Frreire.

Sem educação não é possível uma revolução cognitiva, no sentido de mudar a sociedade, deste modo, o homem permanece na escuridão, vive a tragédia como se fosse solução não objetivando a libertação. Edjar Dias de Vasconcelos.

Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão. Paulo Freire.

A verdadeira libertação é aquela que todos se libertam construíndo a sociedade dos justos. Edjar Dias de Vasconcelos.

Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.Paulo Freire.

Não é possível ser educador quando o professor busca a opressão como fundamento do saber construído. Edjar Dias de Vasconcelos.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire.

O verdadeiro professor é aquele que deixa o aluno construir o saber, todavia, não nega no processo de síntese certos saberes existentes. Edjar Dias de Vasconcelos.

Só, há verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo. Paulo Freire.

A verdade tem sempre uma perspectiva hermenêutica, se o educador perder a mediação do bem estar social, sempre pensará erradamente. Edjar Dias de Vasconcelos.

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Paulo Freire.

O pobre transforma-se em seu próprio opressor quando tem como valor a ideologia do dominador, transformando em sujeito jumentalizado. Edjar Dias de Vasconcelos.

Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Paulo Freire.

Existem diversas formas de analfabetismo, etimológico, linguístico, analfabetismo por área, entretanto, sobretudo, o pior analfabetismo é o epistemológico, o educador não sabe o fundamento do que está ensinando. Edjar Dias de Vasconcelos.

Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Paulo Freire.

Ensinar é um processo dialético, fundamentado no materialismo histórico, o verdadeiro saber nasce do entendimento político da luta de classes. Edjar Dias de Vasconcelos.

Lavar as mãos do conflito entre os poderosos e os impotentes significa ficar do lado dos poderosos, não ser neutro. O educador tem o dever de não ser neutro. Paulo Freire.

O pobre só fica do lado dos poderosos por ser de direita, sendo que o pobre é direita por ser abobado, foi transformado em bestializado. Edjar Dias de Vasconcelos.

Em síntese não existe opção pelo pobre, entretanto, a opção pela superação da pobreza, quem deste modo, não pensar tem a cognição prejudicada pela mediocridade difundida através do neoliberalismo.

Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.

Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades no Brasil.

Edjar Dias de Vasconcelos estudou em: Itapagipe, Campina Verde, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio, São Paulo, Nas PUCs como nas Universidades Federais e o Mackenzie, também em outros lugares, estudando sempre política economia e filologia.

Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 22/08/2024
Reeditado em 22/08/2024
Código do texto: T8134595
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