ÉTICA e MORAL PARA KANT

Para Immanuel Kant, a ética e a moralidade estão intrinsecamente ligadas à ideia de dever e à racionalidade. Kant acreditava que a moralidade não depende de sentimentos, consequências ou desejos pessoais, mas sim de uma lei moral universal que pode ser determinada pela razão.

Moralidadepara Kant é a conformidade com essa lei moral universal, que ele chamava de "Imperativo Categórico". Este princípio diz que devemos agir apenas de acordo com máximas que possamos querer que se tornem uma lei universal. Em outras palavras, antes de agir, devemos nos perguntar se a máxima que orienta nossa ação poderia ser aplicada a todos em todas as situações.

Ética, no pensamento de Kant, é o estudo e a aplicação prática dessa moralidade. Ele sustentava que uma ação é moralmente correta se for motivada pelo dever, e não por inclinações ou consequências esperadas. Agir por dever significa agir de acordo com o Imperativo Categórico, independentemente das circunstâncias externas ou dos resultados.

Para Kant, portanto, a verdadeira moralidade é agir por respeito à lei moral, não por medo de punição ou expectativa de recompensa. Ele enfatizava a autonomia moral do indivíduo, que deve ser capaz de determinar suas ações com base na razão, em vez de ser guiado por impulsos ou pressões externas.

Tião Neiva

TIÃO NEIVA
Enviado por TIÃO NEIVA em 12/08/2024
Código do texto: T8127161
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.