Como funciona a folha de pagamento de um professor da rede pública do Brasil.

Como funcioma a folha de pagamento de um professor da rede pública no Brasil, seja da ativa ou aposentado.

Regra geral em todos os Estados, um cidadão passa no concurso público para ser professor, seja qual for o nível deste professor, para o segundo grau ou professor universitário.

Farei análise de um professor do segundo grau, o referido incia dando aulas ganhando por 40 aulas semanas, entretanto, o seu salário base refere-se como se fossem 24 aulas, sendo o salário base muito baixo.

Hoje para um professor do segundo grau, o salário base seria de 4.450.00 reis, determinado por lei federal.

Entretanto, a média do salário base nas redes estaduais é de 3.000.00 reais, as demais aulas pagas separadamente do salário base, nesta comparacão só aqui o professor perde ilegalmente 1. 500.00 reais.

Todo professor tem evolução acadênica, vou pegar o exemplo de um professor com evolução acadêmica máxima, cada licenciatura recebe 0,5%, então o indivíduo tem 4 licenciaturas, 20% se aumento.

O professor recebe 5% de quinquênio de cada 5 anos, trabalhou 30 anos, portanto, 30% de aumento.

Quando o professor tem 20 anos de trabalho passa ter direito de mais 20% de aumento.

Se o professor tem mestrado, mais 10% de aumento, 15% do doutorado, no total 25% de aumento.

O indivíduo fez três provas de mérito, cada prova com o direito de aumento de 25%, mais 75% de aumento, hoje não existe mais prova de mérito na maioria dos Estados.

Em síntese essa é a evolução de um professor, esse valor é aplicado em porcentagem em relação ao salário base, quando professor trabalha em média por 40 aulas semanais.

Deste modo, em média, quando um professor tem essa referência evolutiva, que é praticamente impossível, vai receber no final de sua aposentadoria um valor salarial de pouco mais de 10 mil reais.

Quando o valor real seria mais 21 mil reais, do mesmo modo, teria que receber também um professor da ativa, nessa mesma classificação.

Entretanto, a média geral de um professor aposentado na rede pública é de no máximo 7 mil reais, com os descontos 5.400 reais.

O professor é simplesmente roubado, pois por lei o cálculo já determinado pelo Supremo Tribunal teria que ser sobre o salário final e não como referência o salário base.

Estou fazendo uma análise em geral, isso depende do governo de cada Estado, entretanto, outra comparação, quando o governador for de direita, menor é o salário pago a cada professor do Brasil.

Motivo pelo qual todo professor é de esquerda nesse país.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.

Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades no Brasil.

Edjar Dias de Vasconcelos estudou em: Itapagipe, Campina Verde, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio, São Paulo, Nas PUCs como nas Universidades Federais e o Mackenzie, também em outros lugares, estudando sempre política economia e filologia.

Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 05/08/2024
Reeditado em 05/08/2024
Código do texto: T8122071
Classificação de conteúdo: seguro