"Um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes" (Bob Marley).
Quantos livros você leu nos últimos 12 meses?
04 livros?
Você está abaixo da média, tendo em vista que americanos e europeus leem em média 12 livros por ano.
Saliente-se que, cultura não faz mal a ninguém, pelo contrário, pois, quanto maior o conhecimento, maior e melhor será a sabedoria adquirida.
Ela amplia todo tipo de conhecimento, incentiva o desenvolvimento social, expande horizontes, impulsiona discernimentos políticos, agrega cidadania e agita a paz interior.
Também abre os olhos para a verdade oculta, a qual é aquela que realmente é, e não a informada pelos que governam e manipulam a vida como um todo. e ainda encara os fatos de frente, apresentando muitas vezes, uma cruel realidade, mas torna o indivíduo idôneo e fortalecido.
Ao tornar um hábito o gosto pela leitura, gradativamente estimula-se a mente a criatividade, fazendo com que nasça um pensamento crítico.
No Brasil, pesquisa realizada, demonstrou que o brasileiro usa seu tempo livre para outras tarefas, como assistir televisão, usar a internet, enviar mensagens, escutar música e assistir filmes e séries.
Entretanto, fica a pergunta:
Como ler mais?
Isso somente será possível com o próprio exercício da leitura.
Os pais devem estimular seus filhos a adquirirem esse hábito, mesmo que não tenham conseguido obter ao longo da vida, devendo eles incluir na mente dos filhos que o gosto pela leitura, não deve ser uma tarefa chata ou difícil, mas uma atividade que dê prazer.
Se quisermos nos livrar dos grilhões da ignorância cultural, que muitas vezes nos prende a uma verdade nebulosa, abracemos o gosto pela leitura, e certamente a auto crítica também ira surgir.