Uma guerra civil em Portugal entre Dom Miguel e Dom Pedro I.

Com morte de Dom João VI em 1826, Dom Pedro I, tinha direito a coroa portuguesa, no entanto, era imperador do Brasil.

Deste modo, Dom Miguel o terceiro filho de Dom João VI com dona Carlota Joaquina, sendo portanto, aclamado como rei de Portugal e Algarves em 11 de julho de 1828.

Dom Miguel nasceu em 26 outubro de 1802, morrendo 14 de novembro de 1866, reinou como rei de Portugal até o ano de 1834.

Em 1831 Dom Pedro abdicou o trono brasileiro em favor de Dom Pedro II, uma criança, retornando a Portugal envolvendo em uma Gerra Cívil ao lado da burguesia nascente em benefício de sua Filha Dona Maria da Glória.

O sonho de Dom pedro I, era formar duas genealogias nobres da sua família, duas coroas, em favor dos seus descendentes no Brasil e Portugal.

Com efeito, a verdadeira razão de Pedro I abdicar da coroa em benefício a Dom Pedro II, aproveitando da revolta da burguesia liberal em Portugal.

Deste modo, nesse período aconteceu uma guerra cível, entre Dom Miguel e a burguesia liberal portuguesa, com a partição de Dom Pedro I, sendo que Dom Miguel foi forçado a abdicar em favor de D. Maria da Glória, filha de Dom Pedro I, coroada como D. Maria II.

Em 26 de maio de 1834, através de uma Convenção, com participação de Pedro I, Dom Miquel foi banido de Portugal, vivendo o resto da vida no exílio, morrendo na Alemanha no ano 1866.

Dom Pedro I nunca imaginou que seria posteriormente, tanto no Brasil como em Portugal, a proclamação da República, colocando a nobreza como peça de museu.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.

Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades, como as Federais e o Mackenzie, estudando sempre política e economia.

Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 16/07/2024
Reeditado em 17/07/2024
Código do texto: T8108065
Classificação de conteúdo: seguro