Explicação como funciona a política econômica no Brasil em favor dos ricos.
Qual é o valor da dívida interna do Brasil, oito trilhões de reais, a referida dívida é praticamente do tamanho do PIB, o que significa tal proposição.
É como você vender a sua força de trabalho todos os dias por 100 reais, no final do dia, você ter que pagar 100 reais de juros da sua dívida para com o patrão, como resultado você não é um trabalhador, todavia, um escravo.
Só paga impostos em última análise quem trabalha, deste modo, no cômputo geral para um trabalhador, em 3 dias trabalhados dois são de impostos, que são transferidos para o sistema financeiro.
Deste oito trilhões de reais, sete trilhões resultaram dos juros sobre juros, a capitalização mensal dos juros da dívida interna, isso na historicidade da dívida.
Portanto, a dívida não é real é ficcional, se a taxa de juros fosse apenas de 5%, a dívida interna seria de 4 trilhões, deste modo, consecutivamente, o Brasil deixaria de pagar para o sistema financeiro 500 bilhões de reais por ano.
Entretanto, de todos impostos recebidos pelo Tesouro, sobretudo, devido ao valor da mercadoria comercializada, o Brasil recebe do povo trabalhador 8 trilhões de reais por ano.
Como esse dinheiro é consumido pelo Tesouro, quase um trilhão de juros para o sistema financeiro, 500 bilhões de juros subsidiados para o setor produtivo, isso em média.
Como funciona o que estou explicando, alguém do agronegócio vai plantar soja, pega 400 milhões emprestado do governo, pagando juros de 2% quando o governo paga por esse dinheiro mais de 10% de juros.
O que é mais cruel, o indivíduo não vai gastar os 400 milhões na plantação de soja, a diferença compra bois ou empresta para o sistema financeiro recebendo mais de 10% de juros do dinheiro que é do próprio Tesouro, é deste modo, que funciona o neoliberalismo no Brasil.
O governo pagando juros para o seu próprio dinheiro, do mesmo modo, funciona o Banco Central independente, não da burguesia, entretanto, do governo Lula, o Brasil tem 400 bilhões de dólares fruto da balança comercial internacional, administrado pelo Banco Central dependente do sistema financeiro.
Esse dinheiro rende menor quantificação de juros para o Tesouro que os juros que o Tesouro paga para para o sistema financeiro, em última análise quem administra os dólares do Tesouro, o sistema financeiro pegando o dinheiro do Tesouro emprestado, posteriormente, emprestando para o Tesouro, é como você pagar juros do seu próprio dinheiro.
Uma outra questão é a dívida dos Estados do Brasil, que devem ao Tesoouro, são bilhões e bilhões, os governadores, sobretudo, os bolsonaristas são favoráveis a elevação da taxa de juros para o sistema financeiro.
Entretanto, não querem pagar os mesmos juros que Tesouro paga para o sistema financeiro, deste modo, o Lula tem que subsidiar as dívidas dos Estados brasileiros, aumentando o individamento do Tesouro.
O Tesouro gasta praticamente trilhões de reais com alguns setores do próprio governo, bilhões e bilhões com as forças armadas do Brasil, não apenas com os grandes salários, entretanto, com gastos em geral, o orçamento militar do Brasil, maior que o PIB de muitos países, do mesmo modo, com o judiciário do Brasil, por último com a classe política.
O Brasil perde para os grandes empresários bilhões e bilhões de reais com a desoneração de impostos, o cara tem dois jatinhos e não paga impostos.
A sonegação de impostos pelos ricos, são também de bilhões e bilhões de reais, em síntese de cada 100 reais que o Tesouro recebe de impostos, 80 reais vão para o bolso da burguesia financeira, 0,5% da sociedade brasileira, sendo que mais de 200 milhões são de pobres e miseráveis, os que verdadeiramente pagam impostos.
Deste modo, o Brasil em cada 100 reais que recebe de impostos, só pode gastar com o povo apenas 20 reis para não aumentar o déficit público, motivo pelo qual o Brasil é uma nação de miseráveis, 80% do PIB é socializado entre os ricos.
Quem poderá mudar essa situação terrível, apenas o Congresso, entretanto, de cada 4 pobres 3 votam na direita e extrem direita, dos 513 deputados, 393 são da direita e da extrema direita, deputados bolsonaristas, como alguém pode votar em um pastor só porque tem fé em Jesus Cristo, quando o referido é absolutamente analfabeto, não sabe nada do que estou explicando.
Terrível essa nação não tem solução, para o Brasil mudar o país precisa entender de política e economia, de como funciona o Estado, sobretudo, o que é o neoliberalismo e o social liberalismo, direita e esquerda, muito difícil, o indivíduo precisa ter cultura, o povo brasileiro é inculto.
Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.
Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.
Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.
Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades, como as Federais e o Mackenzie, estudando sempre política e economia.
Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br
Edjar Dias de Vasconcelos.