A SIMBOLOGIA DOS FOGOS...OUVINDO ALQUIMIA, na voz de LUÍS PAVAN...♨️ 🔥 ♨️

A palavra "fogo" sempre teve uma representação muito forte na humanidade podendo ser olhado sobre vários viéses.

O fogo serve tanto para aquecer, iluminar, fonte de energia, de luz, mas ele também pode consumir, construir ou mesmo destruir. O fogo traz uma tradição secular.

Muito usado em rituais de diferentes povos, nas comemorações, nas festividades voltamos às lembranças das tradições passadas onde as pessoas se reuniam em volta de uma fogueira, e se sociabilizavam.

Em nós encontramos o elemento fogo no "calor" e na vibração do nosso corpo. E tantas coisas também são ditas no calor das emoções, no calor dos sentimentos tantos amores acontecem...

Nos apaixonados ele pode representar o amor, a paixão, o fogo que incendeia os corações, mas ele também pode representar o ódio, o fogo da vingança dos amores destruídos. Assim, o amor fortalece, a paixão pode ser efêmera, os amores muito passionais nem sempre têm desfechos felizes e assistimos em muitos filmes os finais terminarem em tragédias.

Já dizia Vinicius sobre o amor: "Que não seja imortal posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure"...

E Luís de Camões escreve " Amor é um fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente".

Fernando Pessoa nos diz: " Só quero tornar a minha vida grande, ainda que para isso tenha que ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo".

Uma das tradições cristãs mais celebradas onde se associa o "simbolismo do fogo" é a Festa de Pentecostes, onde se comemora a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus Cristo.

O Espírito Santo se manifesta nos Apóstolos como "línguas de fogo", e o dom de falar em línguas estranhas.

Essa celebração representa tanto a presença do Espírito Santo, bem como a demonstração da fé espiritual; na Igrejas costuma-se acender as velas para simbolizar o fogo divino que desceu sobre os Apóstolos.

Na Mitologia Grega, ÉSTIA é considerada a "Deusa do Fogo da Lareira", a primeira a ser engolida por Chronos e a última a sair de dentro dele. Éstia é filha de Chronos e Réia e a ela foi dada as "chaves do Monte Olimpo" nas montanhas para preservar e proteger o lar dos Deuses, através do "fogo sagrado".

Éstia simbolicamente representa a protetora das famílias, das pessoas e nos ensina a valorizar o cuidado, a presença e o acolhimento, e assim mantermos a nossa chama interna sempre acesa e iluminada.

Nos Contos de Fadas temos a história de João e Maria que conseguiram se livrar de uma bruxa muito má, e que gostava de "comer criancinhas" assadas.

A ideia era lançar João e "cozinhá-lo" e convencê-lo para que ele se adentrasse no forno quente, e assim saísse assado.

A mensagem desse conto é muito significativa relatando as aventuras de duas crianças que lutam contra os próprios pais, fogem e se esquivam da bruxa, mostrando uma força interior muito grande dos mesmos para vencerem o mal e se libertarem do "calor do forno".

Nos Rituais Indígenas os fogos significam poder, conquista, prosperidade. Costumam comemorar com fogos os ritos de iniciação, os ritos matrimoniais, os funerais.

Os índios no passado se orientavam apenas pela luz solar, referiam-se se ao sol como "bola de fogo"; com a descoberta do fogo usaram da sua criatividade e foram criando vários objetos simbólicos e de adorno, conservam a sua cultura e as suas tradições que são muito ricas e valorizadas.

Na Literatura nos debruçamos nos estudos de JUNG sobre Alquimia.

Jung pesquisou e estudou muitos anos sobre os processos alquímicos até fazer uma analogia com o processo de transformação e desenvolvimento do ser humano.

O elemento fogo através das suas chamas se propaga e traz a ideia de dinamismo, de movimento, da aproximação dos Deuses, do encontro com o Sagrado, como dizia Jung.

O fogo como elemento alquímico têm a capacidade de transmutar, de transformar o que está muito denso e através de estímulos gerar alterações, se dissolvendo e coagulando.

Na alquimia esse processo acontece através da depuração e da sua purificação.

Metaforicamente no processo de transformação, o indivíduo está muito cristalizado, com as suas emoções muito endurecidas, muito pesadas, (como na fase inicial da alquimia), e dessa maneira não enxerga recursos mais saudáveis para sair daquela situação podendo até agir de forma destrutiva contra si e com os outros.

Esse momento coincide com o encontro das sombras, onde há muita angústia e dor, é onde se caminha pelo vale da escuridão ou nas suas noites escuras.

♨️ 🔥 ♨️ 🔥 ♨️ 🔥 ♨️ 🔥 ♨️ 🔥 ♨️ 🔥 ♨️

As nossas vidas são movidas pelo fogo ♨️ do amor e da paixão...

Só através desse amor, dessa entrega podemos sentir a vibração da vida em toda a sua plenitude.

Que possamos fazer tudo com muita dedicação e amor, desde os cuidados com a nossa família, com todas as pessoas com as quais nos relacionamos, tendo prazer nas nossas atividades, paixão pelo nosso trabalho e zelo por tudo aquilo que seja significativo e está ao nosso redor...

Assim a vida vai ganhando sentidos e significados próprios, cada um de nós vai descobrindo aquilo que faz verdadeiramente pulsar e "aquecer" os nossos corações 💕....

🔥 ♨️ 🔥 ♨️ 🔥 ♨️ 🔥 ♨️ 🔥 ♨️ 🔥 ♨️ 🔥

Ouçam: ALQUIMIA.

Na voz de : LUÍS PAVAN.

https://youtu.be/efbyAlq54M0?

si=55grqdBAZaBZPUlm

Lélia Angélica
Enviado por Lélia Angélica em 19/06/2024
Reeditado em 19/06/2024
Código do texto: T8088973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.