Como Vencer na Vida / O sucesso em todas as áreas

Apresentação do meu próximo livro

Nesta obra vamos analisar, com muita clareza e objetividade, tudo aquilo que faz uma pessoa ser bem sucedida. Ela não tem que ser um prodígio, tampouco possuir dons especiais, mas seguir um roteiro de vida que irá capacitá-la a conseguir tudo o que quiser. Muitas vezes desistimos de nossos sonhos por uma razão bem conhecida de todos: a procrastinação. Ela é a vilã dos fracassados. Não é a falta de talento nem de oportunidades que impede alguém de vencer e a culpa também não é de ninguém, mas de nós mesmos. Tudo está na mente e nas crenças pessoais. Não é o fato de sabermos isso que vai nos transformar naquilo que buscamos, mas o uso correto das ferramentas ao nosso dispor é que construirão o destino que queremos para nós.

Se você quer de verdade fazer a diferença no mundo, vai precisar se esforçar; trabalhar e estudar mais do que a média das pessoas. Não há como fugir disso. Se gostar mesmo do que faz, não vai ser problema porque vai se divertir enquanto trabalha; o trabalho será o seu lazer e não o fardo pesado visto pela mediocridade humana.

Observe aqueles que se destacaram em suas vocações; mais do que obrigação, viam no que faziam o melhor passatempo de suas vidas e é assim que geralmente acontece. Não há trabalho nem sacrifícios para quem ama o que faz e se dedica a isso de corpo e alma. Que não seja o seu objetivo alcançar a fama ou a riqueza, mas que sejam elas muito bem vindas se for o caso. O ideal é compreender que fama e riqueza são uma consequência muito mais do que um fim perseguido por uma alma obcecada.

Você tem em suas mãos um material preparado com muito cuidado, imbuído do meu desejo de fazer você prosperar em todas as áreas de sua vida, exatamente como está colocado no título da obra. A riqueza abrange muito mais do que o simples acúmulo de dinheiro. É preciso atentar muito bem para esse ponto. De que vale ter muito dinheiro no banco e ser infeliz? Vou passar para você, em cada capítulo, os conhecimentos que adquiri ao longo da vida e que me fizeram alcançar todos os objetivos que estipulei para mim.

Você já é um ser completo em sua essência. Deus criou o homem a sua imagem e já o projetou como gênio. Eu, você, todos os membros da sua família e de sua comunidade trazem no âmago o germe da vitória. E nem poderia ser diferente, uma vez que nossa origem é divina e, por consequência, perfeita em todos os sentidos. O segredo, se é que podemos dizer assim, está em reconhecermos essa verdade. Falhamos em alcançar as bênçãos que já nos foram outorgadas por mero desconhecimento ou encobrimento da nossa natureza divina.

Por que uma pessoa é bem sucedida enquanto outra, dotada das mesmas características e premiada com as mesmas oportunidades vem a ser um fracasso total? Isso não teria a ver com a mente de cada um? As crenças fazem toda a diferença entre o sucesso absoluto e o fracasso na vida. O que você pensa sobre felicidade pode levá-lo a um destino afortunado, cheio de conquistas e glória como a um poço de amarguras e decepções. Somos aquilo que pensamos e acreditamos na maior parte do tempo. Isto é fato absoluto e compartilhado entre todos os grandes homens que deixaram suas marcas na Terra.

O ponto de partida é a mente positiva que sabe o que quer e não desiste até conseguir. Esse é o diferencial dos grandes homens. Se você estabelecer uma meta e acreditar, do fundo da alma que irá alcançá-la, pode se considerar a meio caminho do êxito. Foi e tem sido assim comigo, também. Sempre fui uma pessoa bastante produtiva e não raro lamentava a minha falta de sorte e o porquê de ainda não ter deslanchado. Mas foi somente a partir do momento em que deixei de me queixar e tomei a firme decisão de vencer superando todos os obstáculos é que obtive a mudança de vida que tanto almejava.

Pode e deve ser assim com você. Acredite que seu potencial é ilimitado e que está aqui na Terra para desenvolver um trabalho especial de que só você é capaz. O talento que você busca já se encontra aí, dentro de você. Só o que precisa é acioná-lo. E os passos para isso você encontrará nesse livro. Não é difícil como imaginamos, mas isso não quer dizer que as coisas acontecerão sem uma ação definitiva de sua parte. Albert Einstein deixou isso bem claro ao afirmar que “O maior sinal de loucura é querer resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas.”

Se as coisas não vêm acontecendo conforme desejarmos, é forçoso admitir que não estamos fazendo do jeito certo. Ninguém além de mim é responsável pelo meu destino e se eu continuar pensando e agindo do mesmo jeito e culpando as circunstâncias externas pelo meu fracasso, serei mais um a engrossar a fileira dos resignados. O mundo está, infelizmente, repleto de fracassados. A bem da verdade, ele é constituído deles em sua maioria esmagadora.

Deve haver, sem dúvida, uma causa; estou convicto de que o problema se encontra na acomodação. Se podemos fazer muito mais para alcançarmos uma posição melhor, por que então não nos dedicamos a isto? É porque estamos satisfeitos com o que somos e o que temos. Já é provado cientificamente que, em seu leito de morte, o ser humano não lamenta pelas coisas que ele fez em sua vida, mas pelas que deixou de fazer. Ele é tragado pelo sofrimento ao perceber que ficaram para trás as chances de buscar um destino incomparavelmente melhor e mais feliz do que o que foi obtido. E isto não se trata exclusivamente de conquistas materiais e sim de uma existência mais completa em todos os campos possíveis.

Tentei, neste livro, abarcar as principais áreas de nossa vida no que diz respeito à felicidade. É um livro bastante prático, direto ao ponto. Não tenho sido o único a fazer isso; devemos estar agradecidos por vivermos em uma época tão rica de informações e de seres humanos dispostos a passar aquilo que sabem aos seus semelhantes. Costumamos ser egoístas. Esses seres especiais compreenderam o segredo da vida feliz. A felicidade não vem por um mero acaso. Mas ela também não está em um ponto determinado no futuro; ela deve ser desfrutada. Se procurarmos com atenção, vamos encontrar o ponto focal da felicidade.

Quando se vive por um propósito, fica mais fácil driblar as circunstâncias negativas porque o foco da atenção se encontra lá na frente, naquele futuro cheio de glórias. Nesse sentido vale a pena cultivar um sonho e trabalhar todos os dias visando sua conquista. Contudo, desprezar as alegrias presentes ou não reconhecê-las é, no mínimo, falta de inteligência emocional.

A vida se resume em uma única coisa: fazer. A filosofia só é válida quando colocamos em prática os seus ensinamentos. Toda beleza do amor expressada por atos em prol de alguém ou de uma causa honesta nos contagia a alma, pois gera felicidade ao eliminar o sofrimento. Todos os grandes homens souberam ser práticos, ativos e eficientes naquilo a que se propuseram. E não pode ser diferente, pois viver é sinônimo de amar. Quando esse amor se estende às nossas atividades mais corriqueiras é que estamos vivendo de fato a vida. Se soubermos e nos esforçarmos para impregnar nossas ações de entusiasmo, que é uma forma de amor, tudo correrá bem em nossa vida.

Se observarmos a natureza, veremos que tudo nela se renova constantemente. Não há atrasos, nem desequilíbrio. O que achamos que é uma maldade de Deus para com o ser humano o fato de haver tragédias naturais que ceifam vidas, lavouras e às vezes cidades inteiras, não passa de um esforço dela mesma procurando encontrar seu ponto de equilíbrio desestabilizado por ações do próprio homem que tentou subjugá-la a seu benefício. É triste constatar que inocentes pagam por erros alheios e sei que é difícil aceitarmos isto. Se você acha que más palavras, atos e pensamentos impuros não afetam o equilíbrio do planeta, pense duas vezes antes de duvidar.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 12/06/2024
Reeditado em 12/06/2024
Código do texto: T8084293
Classificação de conteúdo: seguro