O pensamento de Max Weber.
Max Weber estava preocupado com a importância do mundo moderno, como a sociedade está relacionada com as mudanças culturais, estruturais e sociais, a partir do mundo econômico, o nascimento de cada era.
As sociedades ao longo do tempo histórico, sempre mudaram muito, em consonância como o modo de produção de cada tempo.
Entretanto, na superação até ao nascimento do capitalismo, fundamentado no liberalismo ecômico.
A mudança política refere-se a racionalização do mundo social, cultural, sendo o pensamento o cerne do movimento político na definição do movimento social e cultural.
Deste modo, define-se o modo econômico de produção.
Os indivíduos coletivamente modificam as instituições do Estado, construindo gradualmente o pensamento no estabelecimento do capitalismo, em cada fase histórica.
Consecutivamente, fui assim até ao nascimento da modernidade, posteriormente, serão outros tempos históricos.
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Através da Revolução Industrial, o nascimento da revolução urbana, o surgimento das cidades, quando objetivaram as bases do pensamento revolucionário, na superação do pensamento tradicional, modernidade versus feudalismo.
Com efeito, toda revolução política econômica é antes uma revolução cultural cognitiva na perspectiva da transformação social ou da conserrvação reacionária.
Weber estava preocupado em entender a construção do pensamento político racional por meio da sociologia, como a cultura epistêmica determinou as institituições modernas.
Portanto, como que o Estado e os governos mudaram, assim sendo, as verdadeiras revoluções cognitivas.
Weber elabora duas principais formas de racionalidade, a formal e a substantiva.
A racionalidade formal determina-se por formas metódicas reflexivas em defesa do direito e da economia na estruturação do Estado moderno, objetivando outros estágios, pois a história é um eterno devir.
Cada tempo sempre consubstanciado aos aparelhos institucionais que sustentam burocraticamente, a natureza do Estado político, entretanto, objetivando a superação, determinando regras dialéticas, na produção econômica da própria sociedade.
Entretanto, a racionalidade substantiva, apesar do relacionamente com a racionalidade formal, difere essencialmente da sua conduta política.
Todavia, leva sempre em consideração a produção do contexto social cultural na produção da condução política.
Isso significa que a partir da disposição racional na criação dos valores éticos e morais, na sustentabilidade da modernidade, a revolução determina o sustento do mundo capitalista moderno.
Edjar Dias de Vasconcelos.