A BÚSSOLA
A bússola surgiu na China
por volta do 1° século dC.
Outros povos como os vikings com boa parte do ano sem ver a luz do sol, já haviam criado instrumentos rudimentares capazes de dar uma orientação magnética, onde uma agulha magnética interage com as linhas magnéticas do planeta, nos dando a direção norte, e por conta disto estar perdido , é estar desnorteado.
No entanto muito antes de haver esta orientação magnética polar, os navegantes se orientavam pelo sol ,
a lua e as estrelas, sobretudo a estrela polar, eternamente visível no céu noturno do hemisfério norte na constelação da Ursa menor. Os maiores navegadores da história era sem dúvida o povo cananita da famosa rainha Jezabel , chamados pelos gregos de Fenícios, e não por acaso eram Adoradores do Sol. Alguns registros contam que tinham 400 sacerdotes "astrônomos"onde acompanhavam todo o trânsito solar
na ecliptica celeste.
Quando estamos perdidos, seja onde for, no mar ou em terra , também usamos a expressão , " desorientado"
sem atentarmos para a origem do termo.
Estar orientado, é uma referência solar, o sol " nasce" no oriente . Portanto estar orientado é saber onde nasce ou se levanta o sol .
O termo se origina do latin ( Ori o antônimo de mori).
Ori refere-se a nascer/ levantar-se., e compõe as palavras : origem, oriundo, e oriente . Mori é morte, como em moribundo.
Algumas referências bíblicas comparam Jesus ao sol, como também a Luz dos homens, e quando não olham para ele, se perdem, e adoecem.
Malaquias 4:2 NVI
Mas, para vocês que temem o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura nas suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros bem alimentados.
Oriente-se.
Gilberto Martins