A DECADÊNCIA do OSCAR

O Oscar virou simplesmente uma festa suntuosa e elitista na qual a qualidade cinematográfica ficou em segundo plano. Eu sempre preferi as premiações de Cannes e o Leão de Ouro.

 

Mas o Oscar atualmente parece uma comissão da ONU, na qual celebra o politicamente correto no cinema. Não se premiam mais as grandes interpretações, mas sim os personagens redentores.

 

É difícil competir com um personagem que tenha uma doença, por exemplo. Só isso explica por que Leonardo DiCaprio não ganhou a estatueta pela sua interpretação em 'O Lobo de Wall Street' e a ganhou pela monótona atuação em 'O Regresso', porque ela o apresentava como o famigerado papel de herói e redentor.

 

É isso que se premia no Oscar atualmente e não mais as interpretações. Nesse Oscar, só tive a oportunidade de assistir ao filme da Barbie por enquanto, mas quero ver o ganhador do Oscar Oppenheimer assim que sair no streaming, 'Assassino da Rua das Flores' de Scorsese, 'Pobres Criaturas' de Yorgos Lanthimos. O 'Zona de Interesse' do ótimo diretor Jonathan Glazer, que dirigiu o filme experimental que gosto muito com Scarlett Johansson, 'Sob a Pele, eu dispenso porque é sobre um tema muito triste.
 

Emma Stone ganhou como melhor atriz esse ano, o que me chama atenção, já que a ideia dela de boa atuação é abrir bem os olhos, esbugalhados, para denotar uma falsa profundidade em cena.

 

Só gostei dela em 'La La Land', que foi muito ajudada pela química com Ryan Gosling. E Nolan ganhou este ano como melhor diretor, não gosto dos filmes dele, acho o enredo de seus filmes muito rocambolesco para pouco conteúdo.

 

Espero que esse Oppenheimer seja diferente e que valha a pena as 3 horas de filmes. Filmes longos nesta edição, em tempos que as pessoas estão mais acostumadas com conteúdo rápido de shorts do instagram e YouTube, um filme longo é uma boa notícia.

 

Felizmente e sabiamente, eu não acompanhei esse arremedo de premiação que se tornou o Oscar. E este ano não houve ninguém para errar a entrega do troféu ou distribuir tapas na cara para animar a celebração. O Oscar está em decadência.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 12/03/2024
Reeditado em 12/03/2024
Código do texto: T8018502
Classificação de conteúdo: seguro