A Escola de Filosofia Voltou!
Hoje, deparei-me com a maravilhosa notícia de que o canal escola de filosofia do YouTube voltou!
Ela é uma iniciativa do professor formado em história chamado Leonardo Zucaratto Ferreira, que ensina diversas obras clássicas da filosofia, sociologia, antropologia e até religião pela internet.
Desde 2013, seu canal já ultrapassou os dois milhões de visualizações. Suas aulas mais famosas, como as de Aristóteles sobre ética a Nicômaco e Schopenhauer sobre a arte de ter razão, contam com mais de 100 mil visualizações. E para um conteúdo nichado desses, admitamos que isso é muito.
Acredito que eu tenha maratonado esse canal e aprendi muito com ele, sendo introduzido a obras de Fustel de Coulanges, Roberto da Matta e Sérgio Buarque de Holanda através dele.
Graças a iniciativas como essa, alguém como eu, que não teve ensino formal em filosofia, pode aprender mais.
Leonardo retorna ao canal depois de um hiato de 7 anos. Segundo seu vídeo de retorno, ele abandonou o projeto para focar em sua carreira como funcionário público, primeiro como professor da rede pública e depois como escriturário. Ele abriu o canal Escola de Filosofia há 10 anos quando estava desempregado e para ter algo a fazer, mas era um trabalho que demandava muito foco para estudar e tempo, por isso, quando arrumou um emprego, desistiu.
Alguns maldosos que acompanhavam o canal na época teciam críticas a ele, dizendo que ele exagerava para tentar imitar o professor Clóvis de Barros Filho, o que lembrava mesmo. Até falavam que se um dia fossem fazer um filme sobre o Clóvis, chamariam ele para interpretar. São uns recalcados, à maneira do Sr. Raffert aqui do Recanto.
Depois de 10 anos, Leonardo disse que estava faltando algo em sua vida, que o serviço público não trazia a satisfação pessoal que ele tanto almejava. Por isso, decidiu voltar a ensinar e procurar viver disso, seu grande sonho. Ele vendeu todos os seus bens, mudou-se para Portugal e investiu em equipamentos para ministrar o canal. Ele diz que essa decisão representou um verdadeiro "all-in", no qual apostou todas as suas fichas nesse projeto.
Mas como nem tudo são flores e é muito difícil viver de educação no Brasil, seu novo vídeo de retorno já está no ar há cerca de 8 horas e não tem nem 1.000 visualizações. Será que Leonardo tomou uma decisão ruim ao apostar no seu grande sonho de viver de ensinar, sem as amarras de uma sala de aula?
Eu torço piamente que não. Gosto de pessoas corajosas como ele e farei questão de assistir às suas aulas e divulgar, pois ele tem muito didatismo e é muito dedicado. Nota-se como ele gosta do que faz.
E em seu vídeo de retorno, ele promete ministrar o melhor curso sobre a história da Grécia em língua portuguesa. Mal posso esperar para conferir.