Algo que não poderia acontecer

Quem conhece a franquia das Tartarugas Ninja (com as tartarugas Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello), não ignora que um personagem recorrente nas séries e filmes é o justiceiro Casey Jones, um vigilante mascarado que usa instrumentos de esporte para bater em bandidos e, junto com April O'Neil, é o melhor amigo dos quelônios. Na história original, publicada pela Mirage Comics e criada por Kevin Eastman e Peter Laird e também na maioria das séries e filmes, Casey é muito próximo de Raphael e se torna namorado de April.

Entre as muitas versões, a considerada mais fiel aos quadrinhos originais é a de 2003 e nela há um episódio ocorrido na terceira temporada chamado A lição. Nesse episódio, as tartarugas contam a April um fato da sua infância. Elas falam de como, fugindo da vigilância de Mestre Splinter - um rato idoso que é seu mestre e pai adotivo - elas vão à superfície, disfarçam-se de crianças humanas e veem um menino - que parece ter entre dez e doze anos - sofrendo bullying nas mãos de uns valentões. Elas se aproximam do menino - que nunca souberam que é Casey Jones - e tentam ensiná-lo a se defender. Acontece que, como cada uma das tartarugas ensina uma coisa diferente, as lições mais atrapalham do que ajudam. No final, mestre Splinter descobre e diz aos seus discípulos que eles não estão prontos para ensinar e que o menino deve achar o seu próprio caminho. Vale acrescentar que, assim como elas nunca souberam que o menino se tornaria o seu amigo, ele também nunca soube que os meninos que tentaram ajudá-lo eram as tartarugas.

Pensando nesse episódio, podemos concluir que ele não faz sentido. E por quê? Simples. No começo da série, as tartarugas são adolescentes de quinze anos e Casey Jones tem vinte e quatro anos. E, na sétima e última temporada da série, quando ele casa com April, ele está com vinte e oito anos e as tartarugas com dezenove. Ou seja, eles não estão na mesma faixa etária. Casey é nove anos mais velho do que suas amigas mutantes. É de se presumir que, quando ele tinha entre dez e doze anos, as tartarugas eram bebês de dois ou três anos. Assim, não haveria como eles terem se conhecido crianças. Isso é algo que não poderia acontecer.

Incrível como os roteiristas, ao escrever esse episódio, não prestaram atenção a esse detalhe. Claro que isso não chega a diminuir a qualidade dessa série cheia de ação e lutas empolgantes. Porém, o episódio, além de inverossímil, é desnecessário e nada acrescenta à trama. Resta para quem percebeu esse erro de verossimilhança entender como se deve prestar atenção a certos detalhes que podem deixar uma história totalmente sem sentido.