A origem e evolução do Estado grego, como civilização ocidental.

A Grécia fica ao sul da Europa, uma região de relevo acidentado, no litoral cheio de belas ilhas, nesta região desenvolveu uma grande civilização, deixando para o mundo, um vasto legado cultural.

Na Grécia, nasceram a filosofia, o conceito de cidadania e da democracia, desenvolveu também a ideia da existência de uma alma presa ao corpo.

Todavia, pós morte a referida ressuscita e o corpo não, o fundamento da teologia de Santo Agostinho, apenas a alma salva, como também a teologia tomista aristótelica, a ressurreição do corpo e da alma.

Os gregos devem a sua origem histórica a Mesopotâmia, portanto, herdaram o alfabeto fenício, desencadeando posteriormente, no alfabeto latino, uma junção das consoantes com as vogais, assim nascendo todas as linguas ocidentais e reconstituindo os demais idiomas do planeta.

Com efeito, a importância da Grécia pelo fato que produziu praticamente a cultura de quase todas civilizações.

Tal é a importância grega no mundo, a Grécia define-se pela Grécia continental, peninsular e a Grécia insular, entretanto, nunca houve uma Grécia com a unificação de um único Estado.

A Grécia era definida politicamente através das cidades Estado.

Sendo a Grécia muito antiga, período Micênico ou Homérico, do século XV ao século VII a, C.

Grécia Arcaíca, do século VIII ao VI a, C.

Grécia Clássica século VI ao IV a, C.

A Grécia do período Helenístico do século IV ao I a,C.

A partir do ano 2000 a. C, vieram outros povos constituindo a nova Grécia, os denominados povos: Aqueus, Jônios, Eólios e Dórios, refundando a velha Grécia.

Tais povos eram pastores nômades, vagavam com seus rebanhos pela planície, foi nesta região através do apóstolo Paulo que teve início o cristianismo, quando aconteceu o acasalamento dos dois principais idiomas, o grego e o latim.

Sendo que a linguagem grega serviu de base para a sustentação do cristianismo e sua difusão pelo mundo, foi na Grécia que foram escritos posteriormente, os evangelhos atribuidos as personagens bíblicas.

Também na Grécia a criação do Estado político, passando da evolução de clâ a tribo, deste último ao Estado, quando nasceu nas várias regiões gregas, o Estado político denominado de cidades Estado, na criação da pólis, motivo pelo qual a etimologia política.

As cidades eram independentes, entretanto, unidas culturalmente, os gregos tinham a mesma língua, os bárbaros povos que falavam outros dialetos.

A Grécia antiga era dividida em várias classes sociais, sendo o trabalho escravo a fonte de privilégios a serviço da elite grega.

As cidades Estado, manteve o Estado grego, desenvolvendo a civilização ocidental em benefício do mundo romano europeu.

Deste modo, efetivou-se a civilização grega, mantendo o desenvolvimento de todas cidades Estado grego, na formatação do cristianismo e a criação, na defesa do povo grego.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 28/12/2023
Reeditado em 28/12/2023
Código do texto: T7963544
Classificação de conteúdo: seguro