Mesopotâmia a história política do povo árabe.

Mesopotâmia região do Oriente Médio, localizada entre os rios Tigres e Eufrastes que desaguam no golfo Pérsico.

A etimologia de origem grega que significa terra entre rios, sendo a Mesopotâmia o berço das primeiras civilizações do mundo.

Tais civilizações já existiam a mais de cinco mil anos antes de Cristo.

Exatamente na Mesopotâmia que os homens construiram as primeiras cidades, estrurando o Estado, na perspectiva de cada cidade.

Também foi nessa região a invenção do alfabeto fenício desenvolvendo a escrita, favorecendo na questão do desenvolvimento da cognição.

Os mesapotâmicos inventaram a matemática, criaram a astronomia, são também os inventores da roda.

Na Mesopotâmia através do Estado, desenvolveu a agricultura, criando canais de irrigação, levando água a terra castigada pelo clima árido.

Os mesopotâmicos construiram diques retendo as cheias dos referidos rios.

O poder do Estado serviu para desenvolver a agricultura, a princípio não existia a propriedade privada, a terra pertencia a todos, o primeiro modo de produção, fundamentava-se no comunismo primitivo.

Aos poucos os governantes detentores do poder estatal passaram explorar os governados dando origem o modo de produção asiático, superando o comunismo primitivo.

As terras passaram para o poder público sendo usadas pelos membros da comunidade, com o controle administrativo do Estado.

Com efeito, os trabalhadores tiveram que servir os interesses dos governantes, nascendo as classes sociais, quando surgiram os explorados, pagando tributos aos governantes.

A Mesopotâmia, devido ter solo fértil atraiu diversos povos entre eles: Sumérios, persas, acádios, amorritas, antiga Babilonia, asírios, fenícios, caldeus e os novos babilonios.

Na evolução destes povos nasceram hoje os diversos Estados modernos árabes, fruto do conjunto do antigo povo mesopotâmico na determinação da fundação do Estado como nação, quando antes era o Estado cidade.

Posteriormente, explicarei a origem e evolução de cada povo da antiga Mesopotâmia.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia. Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 12/12/2023
Reeditado em 12/12/2023
Código do texto: T7952080
Classificação de conteúdo: seguro