SARAU

Nessa semana está acontecendo um evento muito interessante que eu não sabia que tinha aqui em Charqueadas, onde moro, por ser uma cidade pequena - puro pré conceito - e por não conhecer ninguém dessa área, mas tive o enorme prazer em conhecer em dois dias de participação que tive a convite de minha prima, Estou falando de um SARAU o IX SARAU LITERÁRIO DE CHARQUEADAS.

Nunca tinha ido a nenhum sarau, nem sabia como funcionava, como era a dinâmica, embora sempre estivesse envolvido com a literatura, pois sempre li muito, sempre comprei muitos livros e também sempre escrevendo bastante, agora no Blog mais ainda, com os textos que considero como ARTIGOS, mas desde sempre poesias, crônicas e contos. Não sei se por falta de tempo ou de oportunidade ou conhecimento mesmo dos tais acontecimentos de tais eventos, mesmo quando morava em Porto Alegre.

Fui muito bem acolhido pela turma toda, já faço parte de dois grupos: Clube do Livro de Charqueadas e do próprio grupo formado para o IX Sarau. São pessoas muito especiais - claro que devem ser, afinal de contas, são todos escritores, e, por serem escritores tem uma particularidade que todos tem, que é a sensibilidade diferenciada, embora alguns tornam-se arrogantes e prepotentes por alcançarem o sucesso e se acham mais do que os outros, mas não é o caso daqui. Gostei e estou participando e nos dois eventos colaborei. No primeiro dia que participei o tema era PROCESSO DE CRIAÇÃO, cada um dos literatos, que lá estavam, falaram como eles escrevem e como vem a inspiração, e, logicamente, eu fiz a minha participação dizendo como é a minha forma louca de sentar à frente do computador e digitar sem nem saber o que estou digitando - como agora - depois que eu leio e vejo o que foi que eu escrevi, sendo que o assunto surge do nada - não é o caso desse, pois já havia decidido escrever sobre o Sarau; e assim todos falaram e de todos praticamente a mesma maneira - não adianta, criação é assim, imaginação verte e aparece do nada, para quem tem o dom de escrever, desenhar, compor música, pintar, é assim toda e qualquer arte, quando chega a inspiração temos que correr junto com ela para não ficarmos pra trás porque ela vem em alta velocidade, louca da cabeça para ser usada, ser aplicada, ser desenvolvida, e não podemos perder a oportunidade de expormos, de criarmos, de aplicarmos nosso talento. Hoje, meu segundo dia - ontem não participei - era noite de homenagem à primeira Patronesse do I Sarau de Charqueadas, Professora Valda Tissot, minha tia, irmã de minha mãe, já falecida, mas que deixou seu legado poético na cidade, com todo seu talento, simplicidade, meiguice e dedicação. Levei uma mensagem e a li, além de outras duas poesias que falavam sobre MULHER. Uma noite muito proveitosa, interessante com pessoas muito legais.

Amanhã tem mais, e estarei lá, ultimo dia e também lançamento do livro infanto-juvenil da patronesse desse sarau. Quem sabe ano que vem não serei eu lançando meu livro? Estou indo em busca disso, mas está bem difícil, os valores são terríveis e patrocínio muito difícil de conseguir. A educação, a cultura, o livro não é valorizado em lugar algum, mas vou conseguir, porque a arte deve ser levada até as pessoas. Não quero publicar para me mostrar, para me gabar. Não. Quero que as pessoas leiam meus textos, reflitam e apliquem em suas vidas, nem que seja uma das palavras que toquem seu coração já me sentirei extremamente feliz.

O IX Sarau de Charqueadas é uma bela realização muito bem organizada e bem desenvolvida. Parabéns a todos os envolvidos.

(texto escrito em 07/12/2023 - 23h36)