A dialética do espírito fenomenológico em hegel.
Elaboração difícil, neste trabalho Hegel desenvolve o conceito da dialética, toda realidade é complexa e dialética, o movimento é eterno e contraditório.
Hegel compreende a realidade a partir da tese, cujo significado o a primeira tese, o Ser em si.
Em consequência nasce a antítese, o Ser outro, em seguida a síntese, o Ser para si.
Com efeito, a sua epistemologização, o fundamento do seu sistema filosófico idealista, o qual parte da ideia do ser e o devir.
Portanto, a leitura da realidade passando da natureza ao espírito, a significação da fenomenologia.
O caminho do entendimento da cognição, Ser e Essência, a noção está no campo da ideia, a evolução do tempo no desenvolvimento do espírito.
Assim como as ciências naturais sustentam-se na natureza, as ciências sociais no campo cognitivo.
Deste modo, a divisão a defesa do sistema na tripartição o que fundamenta o Ser em si, objetivando o Ser para si.
Deste modo, buscando o conceito universal, a respeito da notável dialética entre o senhor e escravo.
O livro representa o pensamento moderno, na perspectiva evolutiva dentro do liberalismo econômico.
A construção do pensamento passa ser entendida apenas no caminho da evolução e não da superação das proposições contraditórias.
Todavia, a incompreensão da obra é natural, entretanto, é fundamental o entendimento, na realidade dialética, deste modo, o funcionamento da razão.
A evolução do espírito, desenvolve através da fenomenologia do entendimento da complexidade no tempo histórico, sem a dialética não é possível a compreensão do todo na produção do objeto.
Edjar Dias de Vasconcelos.