O que é a fenomenologia como método hermenêutico.
O que é a fenomenologia como método dialético para poder compreender a realidade social e política.
Portanto, uma filosofia que critica a tradição literária especulativa, como também a idealista.
A fenomenologia recusa o psicologismo, refutando tanto o positivismo como o empirismo.
Deste modo, a fenomenologia como metodologia da representação, em uma nova heurística como fundamento epistemológico para o conhecimento.
Busca por outro lado, a superação antinômica entre a objetividade e a subjetividade do sujeito hermenêutico.
A fenomenologia deseja encontrar apreensão do sujeito exegético, a partir da realidade do mundo linguístico.
Portanto, a descrição da experiência vivida como fato fenomenológico na descrição da essência do entendimento do conhecimento gnoseológico.
A partir da compreensão da experiência total da existência do sujeito cognitivo.
Husserl 1859-1938, o primeiro a usar o método fenomenológico, seguido pelo rigor metodológico da tradição francesa e alemã.
Em seguida outro grande teórico epistêmico, Nicolai Hartmann 1882-1950, com a construção de uma teoria axiológica com suas variáveis valorativas.
Também outro grande teórico, na mesma perspectiva Max Sheller 1874-1928.
Na França o filósofo, Maurice Merleau-Ponty 1908-1961, recusa acepção idealista do homem, como o materialismo objetivista, apesar de marxista.
Define o homem como produto histórico, fruto da ideologização do habitat de cada sujeito cognitivo.
Buscando compreender a realidade política e qual o sentido da existência, superando totalmemte a metafísica.
Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.
Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.
Autor de diversos artigos interessantes publicados em sites, Por que o homem é o seu cérebro, Qual a razão biológica da criança nascer gay, a explicação, O que é a razão logocêntrica, entre outros.
Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades, como as Federais e o Mackenzie, estudando política.
Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br
Edjar Dias de Vasconcelos.