O que é a Escola de Chicago, como funcionamento ideológico político.

O que é a Escola de Chicago, instituição política, financeira, cujo pensamento representa uma filosofia econômica de direita e extrema direita.

Portanto, uma escola neoliberal, aliás o neoliberalismo como filosofia política em defesa da concentração da renda em benefício da burguesia rentista, nasceu em Chicago.

Do ponto de vista econômico a defesa do mercado livre e a elevação constante das taxas de juros, devido a concentração da riqueza em forma de capital, o dinheiro precisa cada vez mais transformar-se em dinheiro.

Sendo deste modo, a burquesia a financiadora do déficit público, a produção das dívidas internas e externas.

Na verdade a ideologia da Escola de Chicago é a destruição da instituição Estado, estabelecendo em substituição o mercado livre, em combate constante ao socialismo e ao social liberalismo.

Como não existe mais socialismo no mundo, a ideologia da Escola de Chigado tem como objetivo o uso do Estado na eliminação do social liberalismo, que tem como finalidade desenvolvimento econômico com inclusão social.

Deste modo, a destruição das nações e o fortalecimento da burguesia rentista, a nação entendida como povo, não como burguesia financeira.

A Escola de Chicago é uma escola de pensamento econômico que defende o mercado livre, a concentração da renda na produção da pobreza, tão somente tais perspectivas.

Assim sendo, quanto mais neoliberal for a política econômica de um país, mais miserável é o povo, o Brasil é um país neoliberal 195 milhões de brasileiros são pobres e miseráveis, sem futuro social dentro da política neoliberal.

Os pensadores desta Escola, George Stigler e Milton Friedman entre outros, ferrenhos defensores da concentração da riqueza.

Suas ideias em defesa do enriquecimento da burguesia financeira, rejeitam o Keynesianismo em favor do monetarismo.

As teorias da Escola de Chicago, fundamentam governos extremistas, militaristas ou não, inicialmente embasaram a administração do Pinochet ditadura do Chile na década de 1970.

Tal prática adotada mais tarde 1980, por Margaret Thatcher na Inglaterra, thatcherismo, e por Ronald Reagan nos Estados Unidos, reaganomics.

No Brasil com o golpe militar de 1964, essa ideologia foi impregnada no militarismo brasileiro, hoje entre grandes banqueiros, como expoente político, neste tempo histórico, o movimento bolsonarista, como base pentecostal.

Essas teorias se refletem fortemente nas políticas do Banco Mundial e de outras instituições financeiras sustentadas em Washington.

O Departamento do Tesouro americano e o Fundo Monetário Internacional, que passaram a adotar políticas denominadas como neoliberais.

Portanto, como receita para os países em dificuldades econômicas, como foi expressado pelo Consenso de Washington.

A primeira exigência do neoliberalismo, a privatização das empresas estatais em países do terceiro mundo, como está sendo no Brasil.

Em síntese a ideologia do neoliberalismo, consiste no enriquecimento da burguesia financeira, as custas do Estado e do empobrecimento da sociedade produtiva.

No Brasil todo político de direita ou extrema direita, é neoliberal, defende a pátria dos milionários, o atual Congresso do Brasil 70% é neoliberal.

Com efeito, desenvolve a ideologia do patriotarismo bestializado, a pátria como instituição política do capitalismo financeiro, hoje movimento político, extremista ligado ao bolsonarismo.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.

Autor de diversos artigos interessantes publicados em sites, Por que o homem é o seu cérebro, Qual a razão biológica da criança nascer gay, a explicação, O que é a razão logocêntrica, entre outros.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades, como as Federais e o Mackenzie, estudando política.

Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 07/11/2023
Reeditado em 07/11/2023
Código do texto: T7926314
Classificação de conteúdo: seguro