A história do nascimento, evolução e solidificação da etimologia ideologia.

O que é ideologia, um conceito complexo de difícil explicação, devido as contradições, paradoxos, ambiguidades e paradoxos, sem contar os equívocos.

A etimologia ideologia não vem de Marx, entretanto, de um filósofo pouco conhecido, Destutt de Tracy, ideologia para o referido pensador simplesmente significava, o estudo científico das ideias.

Quando Karl Marx encontra o conceito ideologia pela metade do século XIX, o sentido desta etimologia era outro, a deformação do entendimento por meio das ideias metafísicas.

Marx então formula o conceito idealogia como representação da ilusão, falsa consciencia, deste modo, esta resenhado em seu livro Ideologia Alemã.

Com efeito, ideologia para Marx, a formação da consciência deturpada, distante da realidade, os dominados recebem como verdadeiras as ideologias das classes dominantes.

Deste modo, leva a cegueira do proletariado em relação a realidade econômica, aceitando a dominação política da burguesia, com apropriação do Estado, como algo perfeitamente normal.

Todavia, o conceito ideologia continuou a sua tragetória academica dentro do próprio marxismo, no trabalho acadêmico de Lenin o conceito supera seu aspecto pejorativo.

Assim sendo, ideologia para Lenin passou a ser qualquer percepção da realidade vinculada as classes sociais.

Deste modo, existe uma ideologia burguesa e uma ideologia do proletariado, sendo a luta política uma luta ideológica entre as classes sociais.

Por último Karl Mannheim quis colocar ordem no conceito, em seu livro Ideologia e Utopia, procurou mostrar as diferenças da ideologia com a utopia.

Para Mannheim as ideologias são as representações que dão legitimidade a ordem estabelecida, a defesa da sociedade liberal capitalista, que propõe a dominação do proletariado.

Portanto, a ideologia é negativa, conservadora e anti transformativa

Com efeito, a utopia é a representação das ideias que sonham com a transformação política e social da sociedade produtiva em benefício da classe trabalhadora.

As utopias, contrariamente, são ideias, também representações, teorias que buscam outra realidade ainda não existente.

Com efeito, tem o propósito revolucionário, objetivando uma revolução socialista em benefício do proletariado.

Portanto, ideologia para Karl Mannheim, passa ser um certa visão parcial, social do mundo, pejorativa, negativa que fundamenta o liberalismo economico.

Sendo a utopia uma acepção positiva, civilizatória pelo fato que deseja a construção de uma sociedade justa e igual para todos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 23/10/2023
Reeditado em 25/10/2023
Código do texto: T7915375
Classificação de conteúdo: seguro