COMPARTILHAR: Uma Ideia Valiosa a Abraçar?

Texto de Fernando Vieira Filho¹

 

Numa era definida pela constante inundação de informações, é inegável a influência vital que esta exerce sobre todos os aspectos da nossa vida. No entanto, levanta-se uma indagação intrigante: por que persiste a relutância de muitos em partilhar os seus saberes, vivências e perspectivas?

 

É lamentável constatar que ainda prevaleça a convicção de que a partilha equivale a uma ameaça ao status quo, ou pior, à diminuição da própria relevância num mercado de trabalho competitivo.

 

Contrariamente a essa visão, partilhar conhecimentos opera como um agente de redução das barreiras humanas e sociais, dentro de empresas e comunidades. Tal ato não apenas impulsiona o crescimento coletivo de equipas e povos, mas, indiscutivelmente, gera benefícios para todos os envolvidos.

 

No ato de partilhar, expandimos o terreno de questionamentos e ativamente os resolvemos, nutrindo ideias em torno de temas e factos. Esse processo intrinsecamente propicia progresso e aprimoramento constante.

 

Exemplares iniciativas de natureza individual e corporativa corroboram essa mentalidade. O movimento de Código Aberto, por exemplo, um consórcio sem fins lucrativos, congrega indivíduos globalmente para intercâmbio de tecnologia, favorecendo o avanço da humanidade através da concepção de novos pacotes de software ou da otimização dos já existentes, tudo motivado pelo prazer da partilha. Essa alegria materializa-se num sistema operacional seguro, eficiente e gratuito, como é o caso do Linux. Não devem ser ignoradas outras iniciativas como o YouTube, Orkut, Facebook e a Wikipedia - uma enciclopédia online gratuita - que permitem que pessoas de todas as partes do mundo se conectem através de afinidades e tradições comuns.

 

Se nos desfazemos de tantos detalhes triviais nas nossas interações diárias, por que não partilhar algo que promova o crescimento coletivo? Que tal começar com os presentes generosos que a Universo nos concede sem cobrança? É a altura certa para partilhar o que temos de melhor. Sem dúvida, isso produzirá um impacto notável no mundo ao nosso redor e, gradualmente, contribuirá para reduzir o mar de egoísmo que inunda o nosso precioso Planeta.

 

Refletindo sobre tudo isso: compartilhar é realmente uma ideia a ser abraçada? A resposta é afirmativa? Então, o que está à espera? Erga-se e unamo-nos para nutrir e expandir esta nobre ideia!

 

¹Fernando Vieira Filho - Psicoterapeuta/clínico, palestrante e escritor.

Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012. E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.

É autor dos E-Books:

PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz.

PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis.

SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.

 

CONTATO: (34) 9 9972-4096 – Fone e WhatsApp para contato.

https://linktr.ee/fernando_vieira_filho

 

Blogs e sites:

https://www.harmoniacomflorais.com

https://centrodecuradossentimentos.yolasite.com/

https://harmonize-se-com-florais-de-bach.blogspot.com.br/

https://curesuasmagoasesejafeliz.blogspot.com.br/

https://maldealzheimerhoje.blogspot.com.br/

https://obsessaoepsicopatologias.blogspot.com.br/