Foram os padres os inventores da escolarização.

Em 27 de fevereiro do ano 380 depois de Cristo, por um decreto Tessalônico, o Imperador Teodósio I fez do cristianismo niceno, o catolicismo cristão, a religião oficial do Império romano.

Exatamente, a partir deste momento, nasceu a Igreja católica, como religião fundamentada pelo cristianismo, surgindo as dioceses, os conventos, logo em seguida o Vaticano, como comando do cristianismo no mundo.

Com efeito, começou a formular a grande civilização ocidental, através da unificação da Europa e sua expansão, por meio do Império romano.

Ocidente absolutamente analfabeto, um povo inculto e superticioso, quando dentro dos conventos foram desenvolvendo a cultura por monges.

Deste modo, os padres inventaram o grupo escolar, em seguida o ginasial, posteriormente, o colegial, durantes séculos a escolarização se dava por esses três níveis.

Tão somente a partir do século XI, os padres começaram a criar as universidades, as primeiras aulas foram dadas nas catedrais, quando surge em decorrência a figura do catedrático.

Inicialmente, começaram ensinando Filosofia e Teologia, nessa época, os padres uniram o alfabeto grego com o latino, criando a sonorificação de cada letra, sendo que o alfabeto grego era contituído através das consoantes, o latim pelas vogais.

Na unificação dos dois alfabetos, nasceu o idioma latino unificado na Europa, do mesmo modo, o grego como linguística.

O latim era a língua tribal mais falada em Roma, deste modo, o referido transformou-se no idioma usado pela Igreja católica, na língua culta do meio acadêmico.

Então, no século XI os padres fundam as primeiras universidades entre quais, Salerno, Paris, Oxford, Cambridge, Montpellier, Salamanca, Nápoles, Roma e Coimbra, todas essas universidades os professores eram padres.

Apenas depois do século XV, começaram surgir as milhares de PUCs, as universidades católicas, os padres criaram as licenciaturas, bachareis, mestrados e doutorados.

Os primeiros cursos criados através dos padres, Filosofia, Teologia, Ciências, Letras, Direito e Medicina, na Idade Moderna os padres criaram outros cursos, como Geografia, História, Matemática, Física, Biologia, Química, Astrofísica entre outras formaturas.

Hoje o mundo é o que é devemos aos padres, os inventores da escolarização.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia. Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades, como as Federais e o Mackenzie, estudando política.

Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 08/08/2023
Reeditado em 08/08/2023
Código do texto: T7856082
Classificação de conteúdo: seguro